Um dos próximos documentários da Netflix chama-se “The Social Dilemma” e promete obrigar os espectadores a refletirem sobre os perigos das redes sociais. Já tem data de estreia: chega à plataforma de streaming a 9 de setembro.
A ideia é mostrar como os algoritmos das redes sociais manipulam os utilizadores e podem contribuir para viralizar teorias da conspiração, para aumentar inseguranças ou problemas de saúde mental na adolescência, gerar desinformação ou uma polarização política.
Realizado por Jeff Orlowski, reúne entrevistas com Justin Rosenstein (um dos criadores do “like” do Facebook); Tim Kendall, ex-presidente do Pinterest e ex-diretor de monetização do Facebook; ou Cathy O’Neil, autora do livro “Weapons of Math Destruction”, entre outros.
“Os algoritmos controlam o que vemos, quando o vemos, como o vemos, sem respeito pela verdade ou pela humanidade”, disse Orlowski sobre as redes sociais. “Estas plataformas são feitas por um modelo de negócio que valoriza a atenção sobre a qualidade, e os algoritmos vão sistematicamente incentivar os utilizadores a terem um pensamento cada vez mais extremista e polarizado em busca de qualquer coisa que os mantenha atentos.”
O documentário “The Social Dillema”, que está quase a chegar à Netflix, também já tem trailer. O filme terá cerca de 1h30 de duração.