Televisão

Vem aí um documentário sobre a visita histórica que Winston Churchill fez à Madeira

O antigo primeiro-ministro britânico esteve em Portugal 12 dias. A viagem marcante aconteceu em 1950.
Churchill visitou a ilha em 1950.

O Canal História, em coprodução com a RTP, vai estrear a minissérie documental de dois episódios “Churchill na Madeira” — no sábado, 18 de junho, a partir das 22h15. A produção relata a visita marcante de Winston Churchill, o primeiro-ministro britânico da altura, à ilha da Madeira em 1950.

Realizado por Joana Pontes, inclui imagens de arquivo, reportagens jornalísticas da época e entrevistas com diversas pessoas. O historiador José Pacheco Pereira, o presidente do Governo Regional da Madeira e autor do livro “Winston Churchill na Madeira”, Miguel Albuquerque; um dos membros da família que detém a maior produtora de vinho da Madeira e que convidou Churchill a visitar a ilha; e um habitante que tinha nove anos quando recebeu Churchill perto de sua casa em Câmara de Lobos; são algumas das pessoas que dão o seu testemunho.

A produção “Churchill na Madeira” inclui ainda reconstituições de época que retratam a preparação da viagem, a chegada e as rotinas do político nos 12 dias que passou na ilha. O documentário reflete também sobre o impacto que a visita teve no arquipélago, nomeadamente no turismo da região.

Churchill viajou no navio Durban Castle, acompanhado da mulher e de uma das filhas, de duas secretárias, um empregado pessoal, um guarda-costas e ainda do coronel Frederick Deakin, que o assessorava na escrita das suas memórias. Em Câmara de Lobos, o primeiro-ministro britânico pintou um quadro que se tornou célebre. O fotógrafo Raul Perestrelo registou o momento e, agora, o local é designado por Miradouro Winston Churchill.

Churchill durante a visita à Madeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT