Liam Neeson não é só um durão que protagonizou alguns dos filmes de ação mais famosos do cinema. Nos seus tempos livres, o ator gosta de se sentar e de ver séries de comédia. Uma das suas favoritas é “Derry Girls”. Na verdade, o irlandês é tão fã da obra que em 2021 pediu para ter uma breve participação. No primeiro episódio da terceira e última temporada, interpreta um polícia que interroga os protagonistas após um assalto à escola em que estudam.
Desconhecida para muitos, é na verdade, uma das melhores produções de comédia de sempre, pelo menos segundo as votações públicas no IMDb. Na plataforma surge à frente de produções como “The Office” do Reino Unido, “Twin Peaks”, “Doctor Who”, “Shameless” e “Silicon Valley”. “É um programa único, especial e com um grande coração”, disse Neeson ao “The Independent” em 2022.
Criada por Lisa McGee, a narrativa acompanha a vida de um grupo de adolescentes na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, durante os turbulentos anos 90. Um período marcado pelo conflito entre protestantes e católicos, os primeiros leais à unificação com o Reino Unido, os últimos convictos na reunificação com a Irlanda.
A história gira em torno de Erin Quinn, uma jovem ambiciosa e sonhadora, e das suas amigas — a extrovertida e imprevisível Orla, a tímida e nervosa Clare, a irreverente Michelle e o seu primo inglês James, que se torna o único rapaz numa escola católica para raparigas.
Com um humor afiado e um olhar nostálgico, a série retrata as dificuldades da adolescência, as dinâmicas familiares e os desafios da vida escolar, tudo isto num cenário político e social tenso, mas sem nunca perder a leveza e a irreverência. As personagens são carismáticas e os diálogos são rápidos e cheios de referências culturais da época. Além das situações hilariantes, equilibra o humor com momentos emocionantes ao mostrar o impacto dos conflitos na vida quotidiana das famílias e das comunidades.
O elenco é protagonizado por Saoirse-Monica Jackson, Louisa Harland, Jamie-Lee O’Donnell, Dylan Llewellyn e Nicola Coughlan. “Demorei meses a encontrá-los. Queria que parecessem mesmo pessoas de Derry e não apenas atores a fazerem sotaques forçados. As adolescentes daquela altura tinham uma atitude muito punk e um senso de humor muito particular. Eram destemidas e tinham uma personalidade única. Isto é algo que não dá para fingir”, disse Lisa McGee, a criadora da obra, ao “The Guardian” em 2022.
Ao contrário do que acontece em muitas outras séries do género, “Derry Girls” não foi apoiada por uma equipa de escritores. Na verdade, McGee era a única guionista e, além disso, era produtora executiva. “Muitas das falas são coisas que eu ouviria na casa onde cresci em Derry”, contou à “The New Yorker”.
Foi este humor despretensioso e natural que chamou a atenção de Liam Neeson, depois de a série lhe ter sido apresentada por Helen Mirren. Num e-mail a Lisa, descreveu a obra como “viciante, hilariante e, muitas vezes, comovente”.
Uma das personagens favoritas do ator é Clare, interpretada por Nicola Coughlan. Na verdade, foi a série da Netflix — criada em parceria com a BBC — que popularizou a atriz que, posteriormente, acabou por protagonizar “Bridgerton”, onde tem o papel de Penelope Featherington.
Coughlan, de 38 anos, acredita que a produção retrata de forma genuína o que é ser-se adolescente, ao contrário de outras produções que abordam o mesmo tópico. “É um ótimo reflexo da realidade. Muitas séries não acertam porque tornam tudo sobre rapazes e as raparigas são muito glamorosas. ‘Derry Girls’ não tem nada de glamour”, disse ao Channel 4 em 2019.
Ao longo das três temporadas, foi a obra mais vista na Irlanda do Norte. Em Derry, foi criado um enorme mural com o rosto dos protagonistas. Nicola Coughlan nunca teve dúvidas de que a série seria um fenómeno cultural. O primeiro impacto surgiu logo após ler o guião pela primeira vez. “Não quero ser individual sozinha”, diz Clare no primeiro episódio. “Esta frase destacou-se imediatamente. Senti imediatamente uma conexão enorme com ela”, reflete.
Não estava errada. Com apenas três temporadas — onde os episódios não duram mais do que 25 minutos — “Derry Girls” conseguiu vencer três BAFTAs, um dos prémios mais importantes do Reino Unido, e um Emmy.
“Às pessoas de Derry, obrigado por nos terem deixado entrar nos vossos corações e salas de estar. Foi um percurso indescritível e foi um privilégio fazer esta série. Obrigada por tudo”, disse Lisa McGee, em 2022, quando foi lançada a última temporada.
Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em fevereiro nas plataformas de streaming e canais de televisão.