O que deveria ser uma simples visita a um museu em Verona acabou por causar estragos numa peça de arte de elevado valor. Dois turistas foram filmados a danificar uma cadeira coberta de cristais Swarovski no museu Palazzo Maffei, depois de ignorarem as regras e tentarem tirar uma fotografia em cima da obra.
A cadeira Van Gogh, homenagem ao pintor holandês assinada pelo artista italiano Nicola Bolla, estava exposta ao lado de outras obras. Nas imagens de videovigilância, observa-se um casal a aguardar que os seguranças abandonem a sala antes de se aproximarem da peça coberta de cristais Swarovski.
A mulher simula sentar-se, mas é o homem quem avança e acaba por danificar a peça, que cede perante o peso. Os dois abandonam imediatamente o local.
O museu partilhou o vídeo nas redes sociais e classificou o ato como um “gesto irresponsável”. “O pior pesadelo de qualquer museu tornou-se realidade. O gesto irresponsável provocou danos sérios na cadeira, uma obra delicada inteiramente coberta de cristais”, revelou o museu na cidade de Verona.
Durante vários dias, temeu-se que a obra não pudesse ser reparada. Contudo, com o apoio de especialistas, a cadeira pôde ser restaurada e recolocada em exibição. “Um agradecimento à polícia, à segurança e aos técnicos que tornaram a reparação possível”, acrescentou o museu.
A direção do espaço cultural concluiu com um apelo à responsabilidade de quem o visita: “A arte não é apenas para ser vista. É para ser cuidada. É para ser protegida.”