Quem faz exercício e se interessa por este tema sabe que a proteína é o nutriente mais importante nos pós-treino. Sobretudo, se estivermos a falar de treinos de musculação. Mas porquê? Porque quando fazemos musculação estamos a provocar microlesões nos nossos músculos. A função da proteína é ajudá-los a recuperar de forma saudável e, de preferência, torná-los mais fortes. É também importante referir que, quando fazemos muito este tipo de treino, mas não garantimos a ingestão correta de proteína, o músculo vai demorar muito mais tempo a recuperar. Ou seja, os treinos não são tão eficazes.
Para que esta recuperação muscular seja o mais eficaz possível, há pessoas que recorrem a suplementos de proteína, que não só são mais práticos como garantem que este macronutriente é de qualidade, com um alto valor biológico. Isto significa que a proteína temtodos os aminoácidos essenciais, e serácompletamente absorvida pelo músculo. Também por isso deve consumir a proteína assim que acaba o treino( nos 30 a 45 minutos seguintes), porque também é nesta altura que os músculos assimilam mais os nutrientes. Mas há quem não seja a favor destes suplementos. E foi para essas pessoas que escrevemos este artigo.
A NiT falou com a nutricionista do Holmes Place Marta Mourão para saber que snacks é que podemos consumir logo depois do treino e que sejam tão completos como os suplementos — normalmente batidos proteicos ou barras energéticas ricas em proteína. Além disso, que sejam fáceis de transportar e de fazer.
“Recorrer à suplementação para a reposição proteica não é uma condição obrigatória. Podemos recorrer a alimentos que, naturalmente, contêm proteína de alto valor biológico”, explica.
Outra coisa: de acordo com Marta Mourão, os hidratos de carbono também são essenciais para a recuperação no pós-treino. Por isso, muitos dos snacks são constituídos por estes dois nutrientes.
Para os conhecer, carregue na imagem acima.