O arroz é um alimento composto, sobretudo, por hidratos de carbono. E diz a regra que a versão integral dos produtos em que este macronutriente é predominante é sempre a melhor, porque é mais nutritiva e nos deixa sem fome durante mais tempo. Ou seja, devemos substituir a versão branca de alguns alimentos pela versão mais escura. Exemplos: massa integral, pão integral ou arroz integral.
Enquanto que no caso da massa e do pão a diferença entre o produto branco e integral não é muito grande, no caso do arroz as diferenças sentem-se mais: demora muito mais a cozer, é difícil encontrar o ponto de cozedura perfeito e, vamos ser sinceros, não é lá muito saboroso. Mas temos boas notícias: há um tipo de arroz branco que é mais saudável do que os outros. Como raramente acontece no universo da alimentação — em que tudo o que é demasiado delicioso é suspeito — este arroz é também o mais saboroso, fácil de cozinhar e o que fica sempre mais solto. Senhoras e senhores, uma salva de palmas para o arroz basmati.
Para percebermos porque é que este arroz é melhor do que o carolino, ou agulha, por exemplo, a NiT falou com a nutricionista Daniela Duarte, que nos explicou que o arroz basmati tem uma das maiores vantagens do arroz integral.
“O arroz basmati tem menor índice glicémico, inibindo picos de glicémia [açúcar] constantes e evitando picos de fome”, explica. Ou seja, deixa-nos mais saciados e não sentimos a necessidade de estar sempre a comer.
Quando falamos, por exemplo, do arroz carolino, os números mudam completamente: em 100 gramas estão presentes 360 calorias
Apesar de o arroz integral ser mais nutritivo “uma vez que apenas lhe é retirada a casca e não é polido, preservando a película que envolve o gérmen onde estão presentes as fibras”, o arroz basmati é” também bastante rico em fibra”.
Assim sendo, dado que ambos são ricos em fibra e têm baixos índices glicémicos, podemos apontar o sabor e o tempo de cozedura como as principais diferenças entre estas duas versões de arroz: “Muitas pessoas dizem que não gostam do sabor do arroz integral e o basmati acaba por ser mais agradável. Faz lembrar pipocas, quase.”, explica. E acrescenta: “Por outro lado, em cerca de oito minutos consegue-se, perfeitamente, cozer o arroz basmati, que fica solto. O arroz integral necessita do dobro do tempo.”
Mas há um aspeto em que o arroz basmati é melhor do que o integral: é, ligeiramente, mais rico em proteína.
Em 100 gramas de arroz basmati estão presentes 120 calorias, das quais 85% são hidratos de carbono. Em 100 gramas de arroz integral, estão presentes 110 calorias, das quais 86% são hidrato de carbono. Por outro lado, o arroz integral tem apenas 2,32 gramas de proteína por cem gramas, enquanto o basmati tem 3,52.
Quando falamos, por exemplo, do arroz carolino, os números mudam completamente: em cem gramas estão presentes 360 calorias.
Resumindo: o arroz basmati consegue ser, em simultâneo, saboroso, rápido de cozinhar, ficar sempre soltinho e, mesmo assim, ser rico em fibra e ter um baixo índice glicémico, que é a principal característica que torna os produtos integrais mais saudáveis.
Respondendo à grande pergunta — qual é o melhor dos dois? — Daniela Duarte limita-se a dizer: “Entre o arroz basmati e integral não existe um melhor, são diferentes.”