Alimentação Saudável

As dez lasanhas mais calóricas à venda nos supermercados

Andámos pelo Lidl, Pingo Doce, Jumbo e Continente. Abrimos arcas congeladoras e comparámos rótulos. Vai ficar surpreendido com os resultados.

Fazer de uma lasanha de supermercado uma refeição é muito fácil — além de só ter de ir ao forno durante escassos minutos é (vamos admitir) delicioso. O problema — para variar — é que também é uma verdadeira tragédia para a saúde, com uma constituição nutricional muito pobrezinha e elevadíssimos teores de quase tudo o que faz mal: gorduras, sal e por aí fora. Não é apenas por ser lasanha — de certeza que se fizer a sua em casa ela vai ser sempre mais saudável — é mais porque, como é costume nestas comidas pré-feitas, leva em excesso tudo o que é mau.

Mas há umas piores do que outras: a NiT analisou mais de 30 lasanhas de supermercado — desde a marca Lildl, ao Pingo Doce, Jumbo ou Continente — e diz-lhe quais são as dez mais calóricas. E os resultados dos três primeiros lugares são surpreendentes — não estávamos mesmo à espera. Se é daquelas pessoas que sentem menos peso na consciência porque escolheram uma lasanha de peixe ou sem glúten, esqueça isso.

De acordo com a nutricionista Daniela Duarte, há quatro grandes problemas neste tipo de lasanha: o tipo de massa, que é processada e 100% branca, o que resulta em “zero sentimento de saciedade”; a enorme quantidade de gordura; o facto de terem sempre muito sal; e a possibilidade de haver também açúcar adicionado. A nutricionista explica à NiT que estes produtos pré-feitos de supermercado se devem evitar sempre ao máximo — se quer mesmo comer uma lasanha, a opção mais sensata é fazê-la em casa e controlar todas as quantidades de produtos com que a cozinha. Contudo, em caso extremo, se for mesmo comer uma lasanha de supermercado, há uma regra que tem de ser seguida: olhar sempre para a lista de ingredientes: “Se a gordura ou o açúcar forem dos primeiros é para pôr logo de parte”.

Para conhecer os resultados, carregue na imagem acima.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT