Alimentação Saudável

Estes alimentos ajudam a controlar o colesterol

A nutricionista e autora do livro “Sumos e Águas Detox” Lillian Barros explica-lhe tudo.

É uma das maiores tragédias da humanidade: os chocolates (e a McDonald’s). “Maldita hora em que vos inventaram”, pensamos várias vezes por semana. A história é igual para a fast-food. Nós sabemos que não é saudável, que tem demasiado sal e gordura e que nos vai fazer sentir mal dali a poucos minutos. Mas parece que não há maneira de resistirmos.

Atualmente, os problemas cardiovasculares são umas das principais causas de morte em Portugal. Estamos a falar de níveis sanguíneos elevados em colesterol e triglicéridos, hipertensão arterial, má circulação e muitos mais. “Para além do fator genético e hereditário que não conseguimos controlar, fatores ambientais, como a alimentação e o estilo de vida, podem ser excelentes aliados na prevenção do surgimento de doenças cardiovasculares”, explica à NiT a nutricionista Lillian Barros.

No que diz respeito à alimentação, há mesmo alimentos que, por causa das suas substâncias, podem ajudar a reduzir os fatores de risco que levam a estes problemas. Por exemplo, sabia que as sementes oleaginosas e os frutos secos (não salgados) são ricos em ácidos gordos que ajudam a manter níveis saudáveis de gordura no sangue? Além disso e, de acordo com a mesma nutricionista do blogue“Santa Melancia”, podem destacar-se:“As uvas pretas, passas, alimentos ricos em potássio, como abóbora, banana ou pera, e até a infusão de folha de oliveira, como ingredientes de eleição para quem pretende controlar a tensão arterial”.

O facto de os problemas cardiovasculares estarem cada vez mais presentes levou Lillian Barros a publicar o livro “Sumos e Águas Detox”, onde dedica um capítulo às “receitas de sumos que fazem bem ao coração”. A NiT dá-lhe uma das receitas, a do sumo amigo do coração.

Ingredientes:

— Uma banana congelada;
— Meia chávena de amoras;
— chávena de espinafres;
— 100 mililitros de bebida de amêndoa;
— Uma colher de sopa de sementes de linhaça;
— Uma colher de chá de sementes de chia;
— Canela em pó (a gosto).

Modo de preparação:

Depois de lavados e preparados, juntar todos os ingredientes na liquidificadora ou robot de cozinha e triturar tudo até obter uma mistura homogénea. Ajuste a textura do seu sumo adicionando água ou bebida de amêndoa.

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