O treino de eletroestimulação muscular existe há mais de 20 anos, mas só em junho é que foi criado o primeiro centro dedicado exclusivamente a este tipo de treino. Chama-se Centro Rapid Fit&Well e fica em Lisboa. No final do mês passado, o espaço passou a ter mais uma novidade: os treinos específicos de recuperação física rápida e eficaz no pós-partopara que “as recentes mamãs possam voltar à forma rapidamente”.
Os treinos são de curta duração e têm em conta o pouco tempo livre das mães durante este período. Basta realizar uma sessão de electroestimulação de 20 minutos, duas vezes por semanas. Pode começar a treinar seis meses após o nascimento do bebé, “sem prejuízo para quem se encontra ainda a amamentar”, garante à NiT Ricardo Onofre, diretor-geral da Rapid Fit&Well.
À semelhança do que acontece nos outros treinos de eletroestimulação, as mulheres que praticam os exercícios de recuperação pós-parto precisam de um equipamento com cerca de cinco quilos. Ele é composto por um colete e peças que se colocam nos braços, coxas e glúteos. Todas elas estão ligadas por fios a uma máquina que controla os estímulos que são enviados aos músculos para que eles sejam forçados a trabalhar. Estesestímulos substituem artificialmente os impulsos que o cérebro transmite aos músculos quando se realiza um treino tradicional.
O fato, que deve estar bem justo e apertado ao corpo, é borrifado com água antes de ser colocado para que haja condução do estímulo da máquina para o corpo. Mas não pense que basta vestir o fato e receber os estimulos. Durante o treino de 20 minutos são realizados diversos exercícios, conforme os objetivos de cada pessoa. As mulheres podem trabalhar com, por exemplo, uma bola suíça, kettlebel de baixo peso, bola medicial, elásticos, discos e um stick.
Desta forma, é possível perder peso, eliminar celulite, aumentar a massa muscular e tonificar o corpo. Pode ainda indicar quais os músculos específicos que pretende estimular através da máquina.
Em treinos de 20 minutos trabalha-se 350 músculos e a perda de calorias continua nas 48 horas seguintes ao treino
Nas 48 horas seguintes ao treino, as mulheres perdem entre 1500 a 2000 calorias, dependendo do organismo de cada uma. Tudo por causa do efeito EPOC. Não sabe o que é? Ricardo Onofre esclarece: “O efeito EPOC é o nome dado ao consumo excessivo de oxigénio.
Após o treino, o organismo precisa de uma quantidade de oxigénio superior àquela de que precisava no início. O efeito EPOC mantém o metabolismo acelerado e, no caso das sessões com recurso à electroestimulação, prolonga esse estado durante mais dois dias.
A perda de calorias nas horas seguintes a este treino intenso permite que, em poucas semanas, as mães consigam ter um corpo mais firme. Isto partido do princípio de que seguem também uma dieta equilibrada.
Os treinos são acompanhados por um personal trainer que cria um plano adaptado às caraterísticas de cada cliente, tendo em conta as patologias cardíacas, articulares e outras. Em sete ou oito meses de treinos de vinte minutos, Miguel Onofre garante que os resultados começam a ser visíveis, já que “uma sessão de electroestimulação equivale a um treino tradicional que dure entre 90 e 120 minutos.
O RapidFit&Well fica na Avenida Elias Garcia, em Lisboa. Até ao final do ano deverão abrir mais dois espaços, uma em Cascais e outro no Parque das Nações.
A mensalidade do treino varia entre os 79€ e os 149€, consoante o número de sessões realizado por semana e o horário escolhido.