Alimentação Saudável

Lentilhas: 5 razões para as incluir na dieta

É uma das leguminosas mais importantes numa dieta vegetariana por ter uma composição nutricional muito rica. A nutricionista Lillian Barros explica tudo.

Começamos com um facto relevante: 30% das calorias das lentilhas são atribuídas à proteína. É que esta leguminosa é a terceira maior fonte deste nutriente, comparativamente a outros alimentos de origem vegetal. À frente das lentilhas ficam apenas a soja e o cânhamo.

Este macronutriente desempenha funções essenciais no nosso organismo já que, em conjunto com os hidratos de carbono e com os lípidos, é o responsável por fornecer energia ao corpo humano. A diferença é que, ao contrário da gordura (lípidos) e dos hidratos, a proteínaé o único macronutriente que não se acumula em forma de gordura.

Com o aumento de pessoas que decidem levar uma dieta vegetariana ou vegana, e com a gradual diminuição do consumo de produtos de origem animal, sobretudo carnes vermelhas, é importante dar especial destaque às lentilhas, uma das melhores fontes para adquirir proteína.

Foi por isso que falámos com a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia” que nos deu as cinco principais vantagens no consumo desta leguminosa. Tome nota.

São saciantes

“As lentilhas destacam-se pelo seu papel saciante, que ajuda a manter o equilíbrio de açúcar no sangue”. Esta vantagem é fruto da riqueza em fibra e da “absorção lenta dos hidratos de carbono”, que também entram na composição desta leguminosa.

São boas para o colesterol

“Ajudam a baixar os valores sanguíneos de colesterol total e a melhorar o perfil lipídico”, ou seja, “é um excelente alimento na prevenção cardiovascular.”

São ricas em proteína

“Pobre em gorduras e ricas em proteínas de origem vegetal, as lentilhas são uma ótima opção para vegetarianos”, diz Lilian Barros.

São ricas em micronutrientes

Os micronutrientes são os nutrientes responsáveis por regular as funções do nosso organismo. No caso das lentilhas, podemos apontar a presença de vitaminas e minerais, como “ ácido fólico e ferro”, o que as tornam “um bom aliado para evitar anemias ferropénicas [causadas pela carência em ferro] e interessantes para a generalidade das mulheres e populações que seguem uma dieta vegana”, explica.

São versáteis

Acessíveis e com um “sabor suave”, as lentilhas são de confecção versátil e representam uma alternativa, como diz Lillian Barros, para as pessoas que sentem “alguma monotonia a nível das refeições principais.”

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