Esta é uma daquelas perguntas para queijinho no Trivial Pursuit, um dúvida universal que acende discussões e leva a opiniões contrárias. Os hidratos de carbono conseguem ser mais mal insultados do que a própria gordura e para muita gente tornam-no no nutriente mais temido da roda dos alimentos. Mas senhoras e senhores, de acordo com quem percebe mesmo do assunto toda esta difamação não faz sentido e pode ser um erro estar a cortar de repente com os alimentos ricos em hidratos de carbono à noite, substituindo-os por outros que ainda podem ser piores e promover maior acumulação de gordura.
Para compreender porquê é importante que saiba fazer a distinção entre os alimentos que contém uma percentagem maioritária deste macronutriente. Não sabe o que é que isto quer dizer? Pois, esse é um dos problemas.
A NiT falou com três nutricionistas: Lillian Barros, autora do blogue Santa Melancia, Daniela Duarte, autora do blogue Agita Kalorias e Catarina Louro nutricionista da cadeia de ginásios Holmes Place. Quando lhes perguntámos se comer hidratos de carbono à noite faz mal, as respostas foram unânimes: objetivamente, não, não faz. Mas há factores a considerar, como por exemplo, sabermos escolhê-los e conhecermos as necessidades do organismo. Assim sendo, e porque a grande questão é esta, podemos, então, mudar a pergunta para: “Comer hidratos de carbono à noite engorda?”
Antes de saber a resposta, é muito importante compreender melhor a forma como os hidrato de carbono funcionam. Por isso, partimos este artigo em três tópicos: macronutrientes, os diferentes tipos de hidrato de carbono e de que é que depende o seu consumo à noite.
Carregue na imagem acima para saber o que dizem as especialistas e perceber melhor como os hidratos atuam no nosso organismo.