Alimentação Saudável

Estudo: estes são os melhores alimentos para combater o cheiro a alho

É um dos ingredientes mais importantes para dar sabor a vários pratos. O problema são as consequências no hálito. Investigadores descobriram os três melhores produtos para combater esta questão incómoda.

O alho é um ingrediente fundamental em qualquer prato que se preze. O problema é que o seu sabor pode ser muito intenso em alguns pratos. Isto tem um lado bom e um lado mau: o prato é bom mas o sabor passa para a nossa boca — durante muito tempo.

Se achava que escovar os dentes era o mais eficaz, esqueça: de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mastigar maçãs, alface e folhas de menta ajuda a diminuir substancialmente o odor do alho no hálito. De acordo com os investigadores, algumas componentes e enzimas nestes produtos crus reagem com os químicos que criam esta sensação e cheiro na boca, “neutralizando o odor”, de acordo com o que relata o “The Huffington Post”.

Segundo este estudo, estes alimentos surtem efeitos melhores do que lavar os dentes. Isto acontece porque o cheiro a alho não vem só da boca — vem do sistema digestivo, ou seja, muito do estômago, também. Por isso, lavar os dentes nem sempre resolve o problema por completo. Por outro lado, os alimentos apontados pelo estudo interagem com o alho no estômago.

“Lavar os dentes não tem efeito naquilo que já comemos ou digerimos”, explica ao “The Huffington Port” Sheryl Barringer, ainvestigador principal do estudo, que é presidente do Department of Food Science and Technology. A especialista explica que estes alimentos ajudam a impedir que os compostos do alho que causam o cheiro passem para a corrente sanguínea e, consequentemente, para a boca. “Portanto, sim, comer uma maçã é mais eficiente do que lavar os dentes”, esclarece ao mesmo site.

De forma a testar os efeitos de determinados alimentos na questão do hálito a alho, Rita Mirondo, co-autora do estudo, começou por mastigar um dente de alho durante 25 segundos e depois bebeu água para testar o efeito. A investigadora repetiu a experiência, mas foi testando o efeito do cheiro com vários alimentos e bebidas. Depois, foram medidos os níveis de compostos de alho na boca da especialista. Descobriram que maçã crua, alface crua e folhas e menta eram os alimentos mais eficientes na diminuição do cheiro do alho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT