Ginásios e outdoor

Stikibeat’s: o novo treino que mistura dança e bateria imaginária

Coreografias, muita música e muita energia. É assim a nova modalidade da Jazzy Dance Studios, em Lisboa, que integra o projeto da professora de dança Mafalda Sá da Bandeira.
Foto de Maria Emauz

Ritmos africanos, coreografias, free style, abdominais e glúteos contraídos, boas vibrações e muitos movimentos numa bateria imaginária com os stikies — as baquetas de madeira típicas desta aula. São estes os elementos principais desta nova modalidade que chega a Lisboa pela mão de Mafalda Sá da Bandeira: chama-se stikibeat’s e está integrada no MSBStudio, um projeto concebido por esta professora de dança, dedicado exclusivamente a mulheres e que ocupa um espaço na Jazzy Dance Studios, em Santos, Lisboa.

“Tive acesso a esta modalidade porque a vi nos Estados Unidos [lá chama-se Pound] e achei muito engraçada”, relata a professora de dança à NiT. “Mas achei-a demasiado virada para o fitness, então adaptei-a: apostei em mais música, nas coreografias e nos meus próprios stickies, feitos de madeira de carvalho e com um som muito bonito.”

Ajuda a eliminar o stress, descontrai, é bom para queimar gordura e para a trabalhar todos os músculos do corpo, sem grande esforço ou consciência disso. O truque, explica Mafalda Sá da Bandeira, reside no facto de as alunas estarem concentradas na música e na coreografia da aula: “É uma aula divertida em que as pessoas estão mais a curtir a música e a trabalhar o corpo inconscientemente.”

A professora pretende, nestas aulas, criar um imaginário: quer que as alunas, ao mesmo tempo que trabalham, soltem o lado criativo, se desinibam e soltem a “sua energia genuína”.

“Tenho estado mais virada para os temas africanos, mas quero começar a fazer aulas por temas, como por exemplo, de Beatles ou de Queen”, refere.

Com duração de 60 minutos, a aula está dividida em quatro fases: há um pré-aquecimento, para a turma se adaptar aos stikies, um aquecimento, que puxa mais pelo lado cardiovascular, uma fase em que se estáno colchão, e em que trabalha mais a componente da força muscular (sobretudo glúteos, pernas, abdominal e, claro, os braços, que nunca largam os stikies) e, para terminar, uma parte mais criativa em que as pessoas podem puxar pela imaginação e dançar.

“Tento intercalar o cardio com o trabalho de força para a turma aguentar”, refere a professora, que também dá aulas de barra de chão, de pilates e de dance beats, uma adaptação da aula de ritmos do mundo, onde diz que “se viaja pelo mundo inteiro”.

As aulas de stikibeat’s decorrem em dois horários: segunda-feira às 8 horas e sexta-feira às 9h30. Há duas formas de participar: ou pagando a mensalidade de 59€ por mês ou 10€ por uma aula avulso.

FICHA TÉCNICA

  • Rua da Cintura do Porto de Lisboa, 1200-109 Lisboa
Segunda-feira, 8h. Sexta-feira, 9h30.
site
http://www.mafaldasadabandeira.com/
facebook
https://www.facebook.com/MSBstudios-LLC-414094121986573/?fref=ts

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT