« A fruta que ajuda a proteger o coração produz-se em 175 mil hectares em Portugal

Sumo de chia

Nos últimos anos, as sementes de chia têm vindo a ganhar popularidade pela sua ajuda a nível do controlo de peso e devido aos seus benefícios para a saúde. Por exemplo, "melhoram a saúde cardiovascular, o sistema imunitário, ajudam a controlar a diabetes, melhoram a saúde óssea, a performance física e ainda previnem a obstipação e o cancro", explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Este sumo é apenas um exemplo dos benefícios deste alimento. Tornou-se uma tendência por ser rápido de preparar, fácil de ingerir e por conter outros ingredientes bastante poderosos nutricionalmente, como o limão. Segundo a especialista, o sumo vai proporcionar mais energia, promove a desintoxicação do corpo, evita a acumulação de gordura, promove a sensação de saciedade e controla os níveis de colesterol, bem como a pressão arterial.

A receita contém uma chávena de água ou de água de coco; uma a duas colheres de sopa de sementes de chia; sumo de meio limão (ou lima); folhas de hortelã (a gosto); e mel (opcional). Na prática, coloca as sementes de molho na água de coco e deixa descansar, pelo menos, durante uma hora ou de um dia para o outro. Depois, adiciona ao sumo as folhas de hortelã e, se quiser, o mel. Deixe repousar ou beba de imediato.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT