A primeira corrida de São Silvestre na Guarda está marcada para o próximo domingo, dia 15 de dezembro. A prova é aberta a todos, dos miúdos aos adultos, independentemente da idade ou género. Organizada pelo município em colaboração com a Associação de Atletismo da Guarda, o desafio irá decorrer em simultâneo com o 46.º Grande Prémio de Atletismo Cidade da Guarda, uma das competições mais destacadas do calendário desportivo da região.
A corrida terá início às 15 horas, com partida na Avenida dos Bombeiros Egitanienses, perto do Centro Comercial La Vie, na entrada do piso 3. Além da corrida de nove quilómetros há também uma caminhada de três. A organização incentiva a “participação de atletas federados e não federados em representação de clubes, escolas ou individualmente, sem distinção de género ou idade”. Além disso, a prova contempla categorias para todas as idades e diferentes distâncias.
Os Benjamins, ou seja, os miúdos nascidos entre 2013 e 2017, poderão correr 400 metros. Os atletas sub-14 têm a possibilidade de competir na prova de 1,2 quilómetros, enquanto os sub-16 e sub-18 irão percorrer dois e três quilómetros, respetivamente. Por último, a corrida de nove quilómetros, feita em três voltas, é destinada aos Absolutos (incluindo atletas sub-20) e Veteranos (a partir dos 40 anos).
Todos os participantes receberão uma medalha de participação e uma T-shirt. Durante a cerimónia do pódio, que terá lugar por volta das 18 horas, os três primeiros classificados serão premiados com troféus. Os vencedores da prova de nove quilómetros terão ainda direito a prémios monetários, que variam entre 10 e 500€, dependendo da classificação.
A antiga atleta Jéssica Augusto, especialista em provas de meio-fundo longo e corta-mato, será a madrinha da primeira corrida de São Silvestre da Guarda. Ao longo da sua carreira, participou em duas edições dos Jogos Olímpicos e conquistou treze medalhas em competições internacionais de grande prestígio. A campeã olímpica, com 42 anos, anunciou o fim da sua carreira desportiva este ano.
Segundo a autarquia, “já se inscreveram 700 participantes na primeira edição da corrida de São Silvestre na cidade mais alta do País”. As inscrições na prova são gratuitas e continuam disponíveis online. A idade mínima para participar é sete anos.