Alimentação saudável

Oopsies: o pão que não tem hidratos de carbono (e faz-se assim)

Só leva ovos, queijo, sal e sementes. É a opção ideal para quem está de dieta e não consegue deixar de comer pão. A receita é da blogger Luísa Fortes da Cunha.

Foto de Luísa Fortes da Cunha

Não, não está a sonhar. O título é mesmo verdade: existe uma forma de fazer uma espécie de pão  — os oopsies — sem hidratos de carbono. Este macronutriente é o principal responsável pelo nível calórico do alimento — e também, claro, uma das maiores fontes de energia para o nosso organismo.

Ainda assim — e sobretudo para aquelas pessoas que estão de dieta, mas que nunca conseguem deixar de comer pão — temos boas notícias.

“Há já algum tempo que na minha pesquisa por soluções mais saudáveis no que respeita à alimentação, descobri os oopsies”, conta Luísa Fortes da Cunha, autora do blogue “My Casual Brunch” e da receita da NiT.

“Parece que o nome oopsies vem da expressão ‘Oops’ que se utiliza quando cometemos um erro. Consta que os Oopsies apareceram depois de uma receita que não deu o resultado esperado.Foi sem dúvida um erro feliz”, acrescenta.

De acordo com a blogger e professora de Educação Física de terceiro ciclo numa escola em Carnaxide, o sucesso dos oopsies (ou pão nuvem, por causa da sua forma) deve-se “à sua composição livre de hidratos de carbono” que faz com que apenas sejam utilizados dois ingredientes: ovos e queijo creme, ou queijo quark.Além disso, este produto não tem glúten.

Luísa garante o sucesso do resultado: “Eles são muito saborosos, muito fofos, leves, cheios de ar”.

Pode utilizar os oopsies da mesma forma como utiliza o pão normal: para fazer sandwiches, barrá-los com compota ou queijo e juntar-lhes uma fatia, para pão de hambúrguer, para cachorros e ainda como substituto da massa que serve para a base das pizzas.

Ficou curioso, não ficou? Não se preocupe, nós damos-lhe a receita.

Ingredientes:
— Três ovos;
— 90 gramas de queijo creme ou quark;
— Pitada de sal;
— Sementes de chia e de sésamo;
— Orégãos.

Modo de preparação:
Bater as claras em castelo com a pitada de sal até ficarem firmes.
Noutra taça, misturar as gemas com o queijo, sem precisar de bater muito.
Depois, envolver as gemas com o queijo nas claras de forma a não perderem muito ar.
Num tabuleiro, colocar papel vegetal com um pouco de manteiga.Ir deitando pedaços da massa com uma colher.
Espalhar as sementes de sésamo, de chia e óregãos por cima.
Levar ao forno a 160 graus durante entre 25 a 30 minutos ou até ficar dourado.

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