Alimentação Saudável

10 receitas detox para quem precisa de recuperar dos doces de Natal

Temos uma lista com propostas para tudo — desde saladas e smoothie bowls a uma deliciosa mousse feita com puré de maçã.
Ideias para voltar à linha.

Estamos na altura dos maiores excessos do ano. Depois do jantar da Consoada, em que comemos muito mais do que gostaríamos de admitir, vem aí a festa de Passagem de Ano — carregada de álcool e açúcar. O truque é começar a seguir uma alimentação inteligente logo nos dias que antecedem o 31 de dezembro. E para isso não há nada melhor para o organismo do que um bom detox.

“Mas isso só faz sentido se for feito com equilíbrio”, explica a nutricionista Sónia Marcelo à NiT. “No fundo, é regressar a uma alimentação saudável. Muitos legumes e vegetais. Muita água e fruta, gorduras de boa qualidade como abacate e frutos oleaginosos”.

Esta dieta tem sido um sucesso nos últimos anos e vai acumulando cada vez mais adeptos. Baseia-se no princípio da utilização de uma combinação específica de alimentos que permitem desintoxicar e eliminar as toxinas do nosso corpo e outras substâncias prejudiciais à saúde.

Tal como a nutricionista explica, é privilegiado o consumo de frutos, hortícolas e alimentos líquidos, havendo uma restrição de inúmeros produtos, como os açúcares refinados. “Devemos sempre respeitar o nosso corpo e dar-lhe os melhores nutrientes”, realça Sónia.

Muitas outras profissionais deste ramo, como Lia Faria, partilharam as suas melhores propostas com a NiT. Uma das opções favoritas de Mariana Abecasis, por exemplo, é a mousse de puré de maçã com iogurte e canela. “Um snack guloso, mas sem açúcares de adição. É ótimo para fazer o desmame dos doces após as festas”, descreve. O melhor de tudo? Leva apenas três ingredientes.

Carregue na galeria para conhecer estas e muitas outras receitas deliciosas para recuperar e fortalecer o organismo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT