Alimentação Saudável

Alerta: esta receita de leite condensado fit não engorda

É vegan e não tem glúten nem açucares refinados. Bónus: só precisa de dois ingredientes.

O mundo está, definitivamente, mais perfeito (e saudável).

Há dias em que não há nada que cure os males diários como um bom doce — normalmente calórico e cheio de açúcar. Mas a verdade é que cura aquele estado de tristeza em menos de nada. A pensar nisso, a NiT já lhe deu a receita do gelado mais saudável de sempre, uma sobremesa de chocolate fit e um snack para comer sem culpa. Mas sejamos sinceros: não há nada como uma boa colherada de leite condensado.

Problema: o leite condensado é o produto que resulta da remoção da água do leite, sendo ainda adicionado açúcar refinado.

Por outras palavras, “é rico em açúcares simples (uma média de 55 gramas de açúcar por 100 de produto), pouco interessante do ponto de vista nutricional e com poucos benefícios para a saúde”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

A boa notícia é que é possível fazer uma versão caseira igualmente saborosa (ou melhor) e saudável. Sim, leu bem. É uma receita muito mais rica em vitaminas e minerais, é vegan e não tem glúten nem açucares refinados.

Só precisa de dois ingredientes: leite de coco e açúcar de coco. Em comparação com o açúcar refinado, o açúcar de coco tem um índice glicémico mais baixo e ainda fornece potássio, cobre e zinco. Bónus: a receita também dá para intolerantes à lactose.

Tome nota da receita de leite condensado que o fit que não o vai fazer engordar.

Ingredientes:

— Uma lata ou pacote de leite de coco (cerca de 400 mililitros);
— Um terço de uma chávena de açúcar de coco (cerca de 73 gramas);
— Baunilha (opcional).

Modo de preparação:

Num tacho, coloque o leite de coco e o açúcar de coco. Com o lume médio, pode ir mexendo de vez em quando com uma vara de arame.

Quando levantar fervura deve baixar o lume para não queimar. A mistura vai engrossando e estará pronta quando reduzir para cerca de metade ou até obter a consistência desejada. Este processo demora cerca de 30 a 40 minutos.

Depois, é só deixar arrefecer e guardar num frasco de vidro. Pode conservar o leite condensado no frigorífico durante duas semanas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT