Está na moda e é consumida por cada vez mais pessoas por ser supostamente um alimento saudável, nas a verdade é que não é assim tanto. É certo que, devido à sua composição, a granola é saudável e nutritiva. Porém, o problema está nas granolas industrializadas que, na sua maioria, têm teores de açúcar exageradamente elevados. Resultado: pensa que está a manter a dieta mas, em vez disso, está a estragá-la.
Para ter noção, algumas granolas chegam a ter até 25 gramas de açúcar e são altamente calóricas. Além disso, 25 gramas de açúcar é o limite máximo recomendado por dia. É por isso que o ideal é fazer a própria granola em casa e, assim, controlar a quantidade de açúcar que é adicionada.
A NiT pediu ajuda à nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“, que revelou três passos para preparar a melhor (e mais saudável) granola de sempre. Tome nota.
1. A base
“Na base estão os flocos de aveia. É um cereal que é baixo em açúcar, tem proteína e fibra na sua composição. Por isso mesmo, deve ser a base da granola. Apesar de poder achar que não tem muito sabor, os ingredientes que serão adicionados fazem toda a diferença. Poderá optar por sementes de sésamo, amêndoa laminada, caju, sementes de abóbora ou lascas de coco. É só uma questão de adaptar ao seu gosto”, explica a especialista.
2. Os ingredientes
Já vimos alguns anteriormente, mas lembre-se de que sementes, frutos secos e alguma fruta para adoçar é sempre uma boa opção. É que a nutricionista não usa sempre mel para a parte doce, já que a fruta consegue esse papel. Uma banana bem madura e esmagada é uma das soluções. Além disso, pode adicionar canela ou cacau em pó para intensificar o sabor. Maça partida aos bocados também pode funcionar.
3. O crocante
“Bem sei que a parte crocante é boa. Uma opção é colocar pepitas de cacau cru, lascas de coco ou frutos secos partidos grosseiramente. Há sempre uma forma simples e saudável de o conseguirmos fazer.
Os passos seguintes são simples. Passa todos os ingredientes numa tigela e mistura para envolver bem. Pode ser uma opção colocar os ingredientes mais crocantes só no fim ou após a granola estar quase pronta. Não se esqueça do ingrediente doce. É importante que mexa a granola enquanto ela está no forno, para misturar melhor os ingredientes. Depois, acompanha com o que quiser: fica bem com iogurte natural, leite ou bebida vegetal.
Guarde-a em frascos de vidro de forma a que fique bem vedado para aguentar mais tempo. Segundo a especialista, a granola pode ficar guardada uma a duas semanas, desde que bem acondicionado — assim, já tem para vários dias.
Como não queremos que lhe falte nada, temos três receitas para quando estiver sem criatividade. Carregue na galeria.