Numa altura em que, aos poucos, as famílias vão regressando às praias de norte a sul do País, surge novamente aquela dúvida existencial de sempre: o que é que podemos levar para comer no areal? Pois bem, a nutricionista Ana Cláudia Fernandes sugere três ideias de lanches que são frescos, equilibrados, rápidos de preparar e, sobretudo, saudáveis para toda a gente.
A primeira proposta é uma salada com feijão frade e cebola roxa, acompanhados por bacalhau desfiado, tomate cherry e coentros frescos. O tempero é uma ode à simplicidade: azeite e vinagre. O resultado não poderia ser mais fresco e nutritivo.
Se o plano é manter tudo simples e funcional, os wraps são a resposta certa. A sugestão de Ana Cláudia Fernandes inclui queijo de barrar e frango desfiado como base, e para adicionar textura e cor: cenoura ralada e pepino fatiado. Tudo acompanhado por uma limonada bem fresca.
A especialista não deixou as opções vegetais para trás. Por isso, nesta última proposta, basta criar uma massa integral com alface, tofu grelhado, mozzarella e pepino. E pronto, está feita a lancheira.
Ana Cláudia Fernandes sublinha ainda a importância de não esquecer a proteína nas refeições fora de casa, especialmente em dias quentes, quando temos menos fome. Bacalhau, frango, salmão fumado ou camarão ajudam a saciar e equilibrar a alimentação. Para quem segue uma alimentação vegetariana, há excelentes alternativas: por exemplo, tofu, soja ou seitan. E os queijos magros, como a mozzarella ou o queijo fresco, são bons aliados para complementar.