Alimentação Saudável

As 3 receitas com quinoa mais deliciosas, saudáveis e práticas para comer no verão

As propostas da Tipiak são excelentes substitutos da massa ou do arroz. Encontra-as em todos os super e hipermercados.
Perfeito para o calor.

O verão, o calor e a praia pedem-nos refeições mais leves, frescas mas sempre cheias de cor e nutrientes. Para muitas pessoas, a dificuldade em criar novas receitas e fugir dos acompanhamentos mais recorrentes não compensa o esforço. Porém, a maioria está farta do arroz e das mil variedades de massa, certo?

Felizmente, há uma alternativa perfeita: a quinoa. Além de nos fornecer este macronutriente (em modo de absorção lenta), que é essencial para termos energia, o cereal tem uma riqueza nutricional incrível — é super completo, rico em fibras e proteínas, e conta com a presença de macro e micronutrientes essenciais.

Mas será que sabe exatamente o que é a quinoa? Se acha que a quinoa é uma espécie de massa, está enganado. Ela é uma semente, oriunda da Cordilheira dos Andes, e contém todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita para funcionar corretamente. Além disso, é rica em fibra (o que melhora o funcionamento do intestino), proteínas e vitaminas do complexo B. 

É fonte de cálcio (importante para prevenir doenças como a osteoporose) e ferro (que ajuda a prevenir a anemia) e ainda contém os ácidos ómega 3 e 6, determinantes para a redução do mau colesterol. Ou seja, é um superalimento que pode usar regularmente como acompanhamento, em substituição da massa ou do arroz, ou como base de saladas.

Seja de que forma for, a quinoa promete ser uma solução para pratos, lanches e snacks mais saudáveis, saciantes e nutritivos. É inegavelmente um dos melhores superalimentos e não dá trabalho nenhum a preparar. Só tem de cozinhá-la e pronto. Vai ficar totalmente viciado se experimentar as variedades de quinoa da Tipiak.

Líder de mercado em França, com muita experiência no mercado de cuscuz, quinoa e legumes secos, a Tipiak tem várias alternativas à massa e ao arroz que vão dar uma nova vida a todas as suas refeições. 

Caso queira surpreender na cozinha com um prato vindo diretamente do médio oriente, pode experimentar a Quinoa Gourmet da Tipiak, enriquecida com Bulgur. Esta é uma combinação rica em fibra que dará um toque exótico a qualquer prato ou salada — como, por exemplo, caril de frango com quinoa, beringela salteada com quinoa, quinoa à bolonhesa ou até quinoa à carbonara. É só escolher o seu favorito.

Pode ainda optar por comprar a Quinoa Seléction, em práticas saquetas de cozedura, facilitando a preparação para os mais tímidos na altura de experimentar novos ingredientes. Basta juntar o saco individual de quinoa numa panela com água a ferver e deixar por 6 minutos. Fica assim com um base preparada para uma refeição equilibrada como, por exemplo, saladas frias. Mas também a pode juntar como acompanhamento a uma refeição principal.

Além da quinoa, a Tipiak tem cuscuz e tapioca. O Couscous Express, por exemplo, vem em práticas saquetas, bastando um minuto e meio para a sua cozedura. O prático Couscous Taboulé é uma variedade enriquecida com limão e hortelã, pode ser preparada sem ir a lume, bastando hidratar com água fria, deixar repousar no frigorífico e adicionar os acompanhamentos de seguida.

À venda em super e hipermercados de norte a sul do País, na zona de massas e arroz ou sabores do mundo, é possível preparar várias combinações com Tapiak — sem abdicar da possibilidade de ter sabores variados e pratos super coloridos. Os preços dos vários produtos da Tapiak variam entre 1,39€ e 3,70€.

A seguir, carregue na galeria para conhecer as outras duas receitas com quinoa da Tipiak e que vale a pena experimentar.

Este artigo foi escrito em parceria com a Tipiak.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT