Alimentação Saudável

3 truques para comer frutos secos e ter benefícios na dieta

A nutricionista Maria Gama, autora do blogue "Põe-te na Linha", revelou tudo à NiT.
Comece a tomar nota.

“Os frutos secos oleaginosos, como as nozes, amêndoas, avelãs, caju ou pinhões, podem fazer parte do nosso dia alimentar ao longo de todo o ano, quer como snacks, acompanhamento em saladas ou misturados com iogurte ou cereais”, garante à NiT a nutricionista Maria Gama. No entanto, é importante aplicar três truques no momento de consumi-los, caso contrário corre o risco de obter benefícios para a dieta e até engordar.

Primeiro, deve estar a perguntar-se porque é que este snack é tão popular no mundo fit. É simples: ele promove a saciedade, faz com que se coma menos de outros alimentos ao longo do dia, aumenta a queima de gordura, a sua energia não é totalmente absorvida e aumenta o gasto energético.

Além disso, os frutos secos são ótimas fontes de antioxidantes, sendo que se destaca a vitamina E. São também uma boa fonte de proteínas de origem vegetal, bem como de gordura insaturada, fibra e minerais.

Individualmente, saiba que o pinhão é bastante rico em proteína, magnésio, ferro e zinco. Já a castanha do Brasil tem como destaque o seu alto teor em selénio — três são suficientes para ingerir a dose diária recomendada deste mineral. Não nos podemos esquecer do caju, que é rico em potássio, vitamina K e vitaminas do complexo B. Já a noz, por exemplo, é rica em antioxidantes, zinco e vitamina E, que retardam o envelhecimento celular, ajudam a nutrir a pele e ainda aumentam a sua elasticidade.

“Pode utilizá-los como snacks durante o dia a dia, uma vez que são bastante práticos e rápidos de preparar”, sugere a autora do blogue NiT “Põe-te na Linha“.

Podem ajudar a controlar o apetite.

Os três truques a ter em conta no consumo destes alimentos

1. Privilegiar frutos secos ao natural

Esqueça as versões fritas ou com sal — o seu consumo deve ser evitado. Por outro lado, deve privilegiar sempre os frutos secos naturais. Caso queira variar, em casa, pode torrá-los ou colocar algum topping. Mas, não se esqueça: versões naturais sempre. Caso contrário, pode aumentar bastante o valor energético e de gordura do snack.

A NiT dá-lhe uma receita para experimentar em casa: pré-aqueça o forno a 180 graus e, entretanto, distribua os frutos secos (como amêndoas ou nozes) pelos tabuleiros durante cerca de 20 minutos, sendo que deve virá-los a meio.

2. Não exagerar nas quantidades

“Tal como outro alimento qualquer, e partindo da base de uma alimentação saudável, não devemos exagerar no seu consumo. Afinal, tudo o que é em excesso faz mal. Por isso, se tem dificuldade em controlar as quantidades que come, o melhor é levar a dose certa e não atacar o pacote até acabar”, recomenda à NiT.

A recomendação geral diária é de 20 a 30 gramas (o equivalente a um punhado).

3. Cuidado com as manteigas de frutos secos

As manteigas de frutos secos são saudáveis mas, mais uma vez, apenas se não abusar nas quantidades — até a nutricionista Maria Gama tem essa dificuldade, já que é algo de que gosta bastante. Seja de amendoim, amêndoa ou caju, não pode esquecer-se de que, embora seja um produto saudável, também tem calorias. Utilize com moderação em panquecas, granola e iogurte, por exemplo.

Não faz ideia de quantas calorias ou fibra têm 30 gramas de amêndoas ou amendoim, por exemplo? Carregue na galeria para descobrir os valores nutricionais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT