Alimentação Saudável

4 batidos ideais para beber depois do treino (e sem suplementos)

Com frutos vermelhos, banana e até há um vegan com tofu. Conheça as receitas saudáveis da NiT.

É mais barato e mais saudável.

A seguir ao treino podemos estar com o coração quase a saltar pela boca ou até com aquela sensação de pernas pesadas, mas uma coisa é certa: há sempre uma última força guardada para ir até ao cacifo e beber um batido. Porquê? Porque além de refrescar, pode ajudar bastante na recuperação e na definição muscular.

“Um batido proteico após o treino vai fornecer os nutrientes necessários para a recuperação muscular, ou seja vai fornecer substrato ao músculo para que este possa crescer, e vai ainda repor a energia de forma rápida”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.

O mais comum é tomar proteína Whey no pós-treino. Afinal, é mais rápido e prático. Mas sabia que existem outras alternativas caseiras e mais naturais? É mesmo possível criar um batido proteico sem recorrer a suplementos. Mais: assim controla aquilo que está a ingerir e pode variar os sabores.

Segundo a nutricionista, primeiro escolhe um líquido que pode ser leite, bebida de coco ou amêndoa, água de coco ou uma combinação entre eles. O sabor do batido não vai mudar muito com o líquido, é apenas uma questão de gosto.

Para a parte da proteína, um iogurte grego, manteiga de oleaginosas ou caju (cru ou natural) e até tofu são boas opções. Depois, pode adicionar sementes de cânhamo, linhaça, aveia ou chia. Assim, ganha uma dose extra de proteína e ainda dá mais consistência ao batido.

“Além destes alimentos, deverá adicionar fruta e, se quiser, pode ainda juntar uma fonte natural de açúcar”, sugere Bárbara de Almeida Araújo.

Carregue na imagem e tome nota de quatro batidos ideais para beber depois do treino (e sem suplementos).

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