Alimentação Saudável

5 alternativas para quem não gosta de iogurtes (ou é intolerante)

A nutricionista Iara Rodrigues sugere várias opções igualmente nutritivas para quem tem alergias ou outros constrangimentos.
Existem outras alternativas saudáveis

Feitos através da fermentação do leite por bactérias benéficas, num processo que transforma o leite numa textura cremosa, os iogurtes são uma boa alternativa tanto para o pequeno-almoço, como para o lanche, e destacam-se por serem práticos, saudáveis e versáteis. 

Sejam sólidos ou líquidos, com fruta, cereais ou mesmo ao natural, são daqueles produtos que raramente podem faltar no frigorífico, exceto caso sofra de algum tipo de intolerância ou alergia.  

Para quem tem dificuldade em digerir a lactose, o seu consumo pode dar origem a vários sintomas, como inchaço, gases ou mesmo diarreia, sendo ainda desaconselhados para quem sofre de síndrome do intestino irritável. 

Então, quais as alternativas saudáveis ao consumo de iogurtes e que não comprometem a dieta? Na sua página de Instagram, a nutricionista Iara Rodrigues apresentou cinco alternativas pensadas para “pessoas com dificuldade em digerir o açúcar natural presente nos iogurtes”. 

Além das versões sem lactose ou à base de plantas, existem outras alternativas para incluir na alimentação, como as bebidas vegetais. “Aposte em opções como bebida de coco ou amêndoa. Procure as versões sem açúcar, ricas em cálcio e fortificadas com vitamina D”, aconselha. 

O queijo fresco de cabra (para os intolerantes à lactose) ou o queijo vegan (para os alérgicos) “são fontes versáteis nas suas combinações”. Já o abacate “cortado às fatias, esmagado com um toque de sumo de limão ou canela, ou em pasta (guacamole) é uma alternativa saciante e com gorduras saudáveis”. 

Se procura uma opção mais salgada, a nutricionista aconselha o consumo de húmus, uma alternativa “rica em fibras e proteínas vegetais”. Por fim, os iogurtes vegetais, “feitos à base de soja, coco ou tapioca, podem substituir o iogurte tradicional”, aconselhando as opções “com menos açúcar e, se possível, com a menor lista de ingredientes”. 

Carregue na galeria para descobrir os iogurtes de marca própria mais saudáveis do mercado. 

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT