Alimentação Saudável

5 dietas virais e seguras que prometem ajudar a emagrecer até 10 quilos num mês

São métodos que não restringem o consumo de nutrientes importantes, nem obrigam a passar fome.
Peça ajuda a um especialista.

Surgem dietas novas todos os dias e, normalmente, aquelas que ganham maior popularidade têm a mesma característica em comum: permitem emagrecer muitos quilos e em pouco tempo. Espere, há mais um elemento transversal a todas: são perigosas. A boa notícia é que existem outros métodos, também famosos, nos quais pode confiar.

Nenhum destes regimes alimentares vai fazer com que abdique do consumo de nutrientes importantes para o organismo, nem obrigá-lo a passar fome — algo comum em dietas virais. Os efeitos secundários das dietas restritivas, como dores de cabeça e tonturas, também não fazem parte dos planos.

Na verdade, alguns deles consistem em apenas pequenos truques, como trocar o pão ao pequeno-almoço por um alimento específico ou tomar uma bebida especial três vezes ao dia (de manhã em jejum e meia hora antes das refeições principais).

Por outro lado, há métodos seguros divididos por fases e que retiram da alimentação alguns produtos pouco recomendados numa alimentação saudável — mesmo para quem não pretende perder peso —, como refrigerantes, batatas fritas e outros produtos industrializados.

Uma das dietas garante uma perda 10 quilos em 28 dias, outra chega aos nove em 20 dias; há também um regime que promete oito quilos num mês; sete em 14 dias; e, por fim, seis quilos num mês. Mas, atenção: estes valores variam muito, dependendo do estilo de vida de cada pessoa, já que o metabolismo e a idade, por exemplo, são fatores decisivos.

Porém, segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, uma coisa é certa: entre as dietas famosas da Internet, há cinco em que pode confiar, desde que respeite as suas regras e não as prolongue durante muito tempo. 

Carregue na galeria para saber quais são e como pode aplicá-las no seu dia a dia, sendo que deve ser acompanhado por um especialista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT