Alimentação Saudável

5 doces para comer à noite sem risco de engordar — palavra de nutricionista

Não tem de ignorar a vontade de comer, apenas lidar com ela de forma inteligente.
Vai querer guardar esta lista.

Quantas vezes já saiu do conforto do sofá sem grande esforço para ir à cozinha? É a única divisão da casa capaz de vencer até os nossos maiores níveis de preguiça, sobretudo à noite, após o jantar, quando surge uma vontade incontrolável de comer algo doce. Muitas vezes, este hábito é um dos motivos para não conseguir alcançar o peso que deseja. Mas pode não ser assim.

Primeiro, qual é a razão para isto acontecer? Questões emocionais e hormonais. “Durante o dia estamos ocupados com mil atividades e numa correria. Até nos pode apetecer, mas talvez não seja a altura em que vamos comer com maior tranquilidade e vamos adiando. Quando chegamos a casa e já estamos no conforto do nosso espaço, temos os alimentos à mão, ninguém para nos julgar e tendemos a descomprimir das emoções e sentimentos que tivemos ao longo do dia”, explica à NiT a nutricionista Sónia Marcelo.

O truque não é ignorar a sua vontade, até porque isso só iria gerar uma má relação com a comida e potenciar compulsão alimentar. No entanto, primeiro pode tentar beber um chá ou ir fazer uma atividade de que goste, como caminhar ou ler, para se abstrair.

Continua com vontade de comer algo doce? O segundo passo é respirar fundo e, em vez de atacar o pacote de bolachas ou um croissant, pensar numa alternativa que seja doce e saudável também.

Uma das sugestões da especialista, que também é autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, são um a dois quadrados de chocolate negro. “Em vez de mastigar o chocolate, coma-o em pequenos pedaços e deixe-o dissolver na boca”, recomenda. 

No entanto, há outras alternativas. Carregue na galeria para conhecer as cinco sugestões de doces para comer à noite de forma moderada, sem culpa e sem comprometer a dieta, segundo a nutricionista Sónia Marcelo.

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