Alimentação Saudável

6 trocas essenciais (e super fáceis) para tornar o seu pequeno-almoço mais saudável

Pode comer aquilo que está habituado e adora, mas substituindo alguns ingredientes por opções mais amigas da sua saúde.
Torne esta refeição mais saudável.

O pequeno almoço deve ser a refeição mais importante do dia e é aquela em que, supostamente, mais podemos comer. Calorias à parte, temos de saber escolher os nutrientes certos para que esta rotina possa cumprir com a sua função principal: fornecer energia para chegarmos ao final do dia de forma saudável. Proteína, vitaminas, fibras e hidratos de carbono de absorção lenta são palavras chave nesta equação.

Os pequenos-almoços costumavam ser comidos de forma rápida e negligenciada mas, nos últimos tempos, têm sido alvo de maior atenção e preocupação. O objetivo é fazer escolhas nutricionalmente mais equilibradas e que nos permitam começar bem o dia.

Os cereais com leite foram substituídos por opções mais saudáveis e até os miúdos já comem torradas com abacate, papas de aveia, panquecas ou crepiocas. As redes sociais estão inundadas com receitas saudáveis, sem adição de açúcar, perfeitas tanto para os miúdos como para os pais, e que são muito práticas e rápidas de fazer.

Mas para quem não gosta de perder muito tempo de manhã a fazer receitas elaboradas que viu na Internet, há sempre solução: tornar o seu pequeno-almoço de todos os dias tornando-o mais saudável. Basta saber alguns truques para o pão com manteiga não se tornar um problema no seu plano alimentar.

A nutricionista Maria Gama dá o seu exemplo: “Há uns anos, o meu pequeno-almoço era um croissant tipo pão de leite ou uns cereais açucarados. E acrescentava açúcar aos iogurtes naturais.” Entretanto mudou de vida e agora tem sempre opções nutricionalmente ricas e saborosas para o pequeno-almoço.

“Todos somos capazes de mudar, temos é de dar tempo ao tempo e aceitar que não acontece de um dia para o outro”, aconselha Maria Gama.

A nutricionista, autora do blogue “Põe-te na Linha“, partilhou com a NiT os seis truques para tornar o seu pequeno-almoço mais saudável. Carregue na galeria e descubra-os.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT