Normalmente, acordamos, tomamos banho à pressa, perdemos algum tempo a escolher a roupa do dia— mais as mulheres, vá — e o pequeno-almoço fica para último plano. Resultado: devoramos a primeira coisa que nos aparece ou nem chegamos a comer. Mas sabia que há receitas que podem ser preparadas de véspera? Chamam-se overnight oats e são super versáteis e rápidas de preparar.
Os overnight oats são uma moda que vai ficar por cá durante muito tempo. São apenas papas de aveia que se preparam de véspera e ficam no frigorífico. Nada pode ser mais simples.
Mas, calma: não levam só aveia. Na verdade, há vários ingredientes saudáveis, saciantes e altamente nutritivos que se podem juntar. “As sementes, os frutos secos, a fruta de época, as especiarias, o iogurte e a granola são alguns desses alimentos”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.
Contudo, a aveia é mesmo a grande protagonista destas receitas e tem imensos benefícios para a saúde. Segundo a especialista, é rica em antioxidantes. Por isso, ajuda a reforçar o sistema imunitário, regula os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de desenvolver diabetes tipo dois. Mas há mais: pode ajudar a combater a depressão, devido aos valores elevados em magnésio e vitaminas do complexo B, reduz o colesterol e regula o trânsito intestinal. Como se não bastasse, ainda é “uma ótima fonte de proteína, que faz com que nos sintamos saciados durante mais horas”.
Se continua a pensar que a preparação dos overnight oats é demorada, ainda temos mais argumentos com opções para todos os gostos — banana, morango, frutos secos, cenoura, kivi e até com chocolate. Sim, leu bem.
Carregue na imagem e conheça as sete receitas de overnight oats para cada dia da semana, sugeridas por Bárbara de Almeida Araújo.