Alimentação Saudável

7 receitas saudáveis e deliciosas com cacau para os viciados em chocolate

Mousse semelhante à das nossas avós, panquecas, bombons e bolachas saudáveis: estas são apenas algumas das sugestões que temos para si.
Vai ficar rendido a estas receitas.

Bolos, mousses, tortas, brigadeiros, brownies, muffins, suflés, biscoitos, bolachas, gelados: a lista é interminável. As receitas onde entram o chocolate são realmente das mais apreciadas em todo o mundo. A verdade é que, por si só, o sabor deste alimento conquista a grande maioria dos paladares. Dos miúdos aos adultos, é difícil encontrar quem não partilhe com o chocolate muitos dos seus momentos de gula.

Falar de chocolate implica, contudo, trazer ao de cima a “matéria-prima” que lhe dá origem: o cacau. E no que toca a esta semente, digamos com os benefícios são mais que muitos, devendo ser mesmo incluído com alguma regularidade na vida de todos nós. Afinal de contas tem de haver uma (ou várias) explicações para que o significado por detrás do nome científico do cacau — Theobroma — seja “alimento dos deuses”.

Parece já um clichê, mas cada vez mais as pessoas começam a conhecer as inconfundíveis qualidades associadas ao cacau: é rico em flavonóides e polifenóis, que trazem significativos benefícios à saúde, incluindo a redução da inflamação e a redução do colesterol; pode melhorar o fluxo sanguíneo e consequentemente reduzir o risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou derrames; entre outros tantos pontos a favor.

Vantajoso para a saúde por um lado, saboroso por outro. O cacau reúne as condições necessárias para, não só fazer parte, como também para se tornar o protagonista de diversas receitas. Sobretudo quando se entra no mundo das sobremesas, que se querem deliciosas, rápidas e fáceis de se fazer e certamente saudáveis.

Para dar resposta a estas necessidades chegam sugestões imperdíveis que têm o o cacau como ingrediente principal a blogues como o “My Casual Brunch”, da nutricionista Luísa Fortes da Cunha; à Panelinha de Sabores, da autoria da Sandra Nereu; e a páginas do Instagram como a da criadora de conteúdos Vanessa Alfaro ou o espaço digital da Isabel Lopes, “Healthy Snack Time“.

De seguida, carregue então na galeria para conhecer todas estas receitas que pode comer sem culpa, porque são saudáveis, e que garantem que o sabor do cacau, isto é, do chocolate, continue a ser um dos seus guilty-pleasures.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT