Alimentação Saudável

9 gelados proteicos para receber o calor sem pensar em calorias

A maioria dos que encontra à venda são poucos saudáveis, por isso, péssimos para a dieta. Mas existem alternativas caseiras.
Os melhores amigos da dieta nos dias quentes.

As temperaturas sobem e a vontade de comer coisas quentes desce. Esta relação de proporcionalidade inversa é comum a muitas pessoas. O resultado quase matemático da mesma também: os gelados acabam por entrar na rotina alimentar diária. Embora existam inúmeras opções no mercado, a maioria dos gelados que se encontram à venda são pouco saudáveis, bastante calóricos e, por isso, péssimos para a dieta. Mas não tem de ser necessariamente assim. É possível preparar versões caseiras equilibradas nutricionalmente, pobre em calorias, ricos em proteínas — e com benefícios para a saúde. Tudo isto, claro, com a garantia de que sabem tão bem quanto os gelados das marcas mais conhecidas do mercado.

Nas maiores cadeias de supermercados é possível encontrar algumas versões light, mas algumas destas alternativas têm ingredientes que não são propriamente benéficos. A nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de uma Dietista”, alerta que “não devem ser comidos de forma abusiva, nem diária, pois têm edulcorantes, aditivos alimentares, que não são bons para o nosso organismo. E, por serem doces, não ajudam a moderar o desejo de consumir outros alimentos com este sabor, o que vai prejudicar a nossa saúde”. 

Para evitar as opções menos saudáveis, o melhor é fazer gelados caseiros com os seus ingredientes favoritos e até criar receitas originais. Uma forma de preparar versões mais proteicas é optar por frutas e outros ingredientes mais ricos neste macronutriente, ou caso consuma proteína, pode também juntá-la.

Segundo a especialista em nutrição, os gelados proteicos “são, como o nome indica, mais ricos em proteína, que os demais. Geralmente, têm também um baixo teor de açúcares”. São uma boa opção para aqueles momentos em que só nos apetece comer um doce fresco.

Carregue na galeria e aprenda a preparar 9 versões deliciosas desta sobremesa gelada. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT