Alimentação Saudável

A nova moda de beber água gaseificada com álcool baixa em calorias e açúcares

As hard seltzers são uma tendência mundial que a pandemia acelerou. O melhor mesmo é provar a Pure Piraña.
Sem componentes artificiais.

Chamam-se hard seltzers e são uma das maiores e mais recentes tendências no mundo das bebidas alcoólicas. Falamos de águas gaseificadas com álcool e um toque de aroma a fruta que, até agora, não eram muito consumidas em Portugal — mas que se estão a tornar numa das bebidas da moda.

Não é difícil perceber porquê. Esta água com gás é uma alternativa alcoólica de baixo teor calórico, frutada, mas não muito doce. É relativamente nova para os consumidores europeus, apesar de já ser idolatrada nos Estados Unidos, onde nasceu. Em Portugal, existe uma hard seltzer em particular que merece toda a sua atenção: uma bebida vegan, gluten free e com poucas calorias e açúcares.

Falamos da Pure Piraña, com três ingredientes que não podiam ser mais simples. Água gaseificada, álcool e um toque de sabor natural de fruta – nada desnecessário, nada artificial. As razões que a tornam numa das bebidas tendência do momento são apenas duas, mas ambas importantes: 92 calorias e dois gramas de açúcar. Isso significa que é um ótimo refresco para esta altura de verão e que pode ser desfrutada sem culpas ou preocupações com a dieta.

A água gaseificada tem apenas 4,5 porcento de teor alcoólico. Nesta estreia na Europa, Pure Piraña chegou com duas versões e sabores diferentes: lima limão e frutos vermelhos. Esta é a bebida perfeita para levar na geleira para a praia, a piscina ou uma festa em casa de amigos. Já a encontra à venda em várias lojas da grande distribuição.

A loucura das hard seltzers

O que é que explica o sucesso das hard seltzers em todo o mundo? A resposta é simples. “Às vezes, com uma bebida forte, enlouqueces – o vinho, às vezes, deixa-te com sono. A cerveja, por vezes, deixa-te cheio. As seltzer são perfeitas”. As palavras de um consumidor da categoria hard seltzer, citada pelo “Financial Times”, dizem tudo.

Depois do sucesso americano, a bebida rapidamente chegou a outros mercados, como o canadiano, mexicano, australiano ou neozelandês. Portugal e Áustria foram os primeiros mercados da Europa a lançar este novo produto, como resposta à procura crescente por esta tendência. Ainda este ano, juntam-se a Irlanda, a Holanda, a Espanha e o Reino Unido.

Segundo dados da Heineken, em 2019 as hard seltzers valeram no mercado 4,4 mil milhões de dólares. A financeira Goldman Sachs perspetiva que em 2025 o valor suba para os 30 mil milhões. O melhor mesmo é guardar espaço no frigorífico e provar a Pure Piraña – vai ver que não vai querer beber outra água gaseificada refrescante tão depressa.

Este artigo foi escrito em parceria com Heineken.
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