Alimentação Saudável

A alternativa low carb (e amiga da dieta) ao bacalhau com broa que todos vão repetir

A proposta de Mariana Abecassis substitui as habituais batatas por couve-flor, um alimento muito rico nutricionalmente.
Vai surpreender todas as pessoas.

O bacalhau com broa é uma daquelas receitas que a maioria dos portugueses associa às refeições em família. É um prato tipicamente nacional, não fosse confecionado com o peixe mais consumido no País, sendo uma proteína de alto valor biológico. Porém, dado o elevado teor de sódio é necessário demolhá-lo bem, antes de confecionar.

A proposta tradicional já é bastante rica nutricionalmente, mas com a alteração que a nutricionista Mariana Abecassis sugere na sua página de Instagram vai tornar-se uma verdadeira aliada da sua dieta. Como a própria descreve, é uma “opção low carb”, onde as habituais batata e broa são substituídas por couve-flor.

Este super alimento é um dos favoritos dos vegetarianos graças ao baixo valor de hidratos de carbono e calorias, bem como à sua imensa versatilidade (é difícil nomear um prato em que não se possa colocar). É também uma grande fonte de compostos vegetais conhecidos por reduzirem o risco de doenças cardíacas, diabetes e cancro. Comê-lo regularmente é também uma ótima forma de promover a saúde digestiva.

Do que precisa

— 2 postas de bacalhau ou 1 embalagem de bacalhau em lascas
— 2 dentes de alho
— cebola
— coentros frescos
— couve-flor
— azeite

Como se faz

Comece por cozer e desfiar o bacalhau. Num tabuleiro coloque uma camada de rodelas de cebola, as lascas de peixe cozido com fio de azeite, alho e coentros frescos. A seguir, cubra com uma camada generosa de couve-flor picada. Leve ao forno cerca de 10 minutos a 180 graus e durante mais cinco minutos coloque na função de gratinar (para dar ao vegetal um ar mais crocante). Quando servir pode acompanhar com salada ou legumes a gosto.

Carregue na galeria e descubra cinco receitas que pode fazer em casa com couve-flor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT