É conhecida como amendoeira, mas o seu nome oficial é prunus dulcis. Falamos de uma espécie de árvore de folha caduca, originária do médio oriente, da qual se obtém a amêndoa. Em Portugal, é produzida, sobretudo, nas regiões do Douro, Alentejo e Algarve. E, tal como a castanha, este fruto é um ótimo aliado na dieta.
De acordo com a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, é uma ótima fonte de gorduras insaturadas, fibra, vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, magnésio, zinco e fósforo. E podemos continuar, já que ajuda a regular o trânsito intestinal, a controlar a glicémia, previne doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, melhora a função cerebral e, ainda, a progressão da doenças e Alzheimer.
Agora, aquilo que nunca esperou ouvir (ou ler neste caso): “Por serem ricas em calorias, normalmente, assumimos que não as podemos incluir numa dieta de emagrecimento. Contudo, na verdade, os frutos secos, e mais especificamente as amêndoas, podem e devem ser inseridos numa dieta de emagrecimento”, revela à NiT a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.
Um estudo revelou que pessoas que comiam duas ou mais porções de amêndoas por semana tinham menos 31 por cento de risco de aumentar de peso, comparativamente com as pessoas que nunca comiam este fruto. A razão é simples: as amêndoas promovem a saciedade devido ao teor de fibra, proteína e gordura insaturada.
“Uma outra investigação diz que as amêndoas podem ajudar a reduzir gordura abdominal. As pessoas que comeram amêndoas perderam mais um por cento de gordura abdominal do que aquelas que não comeram”, conta à NiT a especialista.
Mas os benefícios continuam. É que, por serem ricas em magnésio, as amêndoas podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, a prevenir o aparecimento de diabetes tipo 2.
Ainda assim, isto não significa que possa comer este fruto seco sem limites. Em termos nutricionais, 100 gramas de amêndoas contêm 579 calorias; 21,15 gramas de proteína; 49 de gordura; e 12,5 de fibra. Por isso, segundo Bárbara de Almeida Araújo, a quantidade que deve ingerir por dia são, no máximo, 35 gramas.
Pode comer o fruto seco na sua forma natural como snack ou utilizá-lo em receitas. Carregue na galeria e tome nota de cinco sugestões.