Alimentação Saudável

A belíssima lasanha de carne e alho francês que vai querer provar já

A receita da nutricionista Sónia Marcelo é saudável, ideal para os dias frios de inverno e deliciosa.
Vai adorar.

É um dos pratos que associamos à culinária italiana. Porém, a lasanha não nasceu no país das pizzas e das pastas. A sua origem remonta à Grécia Antiga, sob o nome Laganon e consistia basicamente em juntar camadas de massa e molho. 

Origens e aperfeiçoamentos à parte, a lasanha como a conhecemos atualmente é um dos pratos caseiros mais populares em todo o mundo. Sobretudo nos dias de inverno. É a chamada comida de conforto. E o melhor de tudo é que pode fazer em quantidades maiores para guardar para o dia seguinte, ou mesmo congelar várias porções, e descongelar para levar na marmita para o trabalho.

Esta receita é de lasanha de carne e alho francês e é deliciosa. Além disso, e mais importante, é uma versão saudável assinada pela nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”.

Do que precisa

— 500 gramas de carne de peru picada;
— Um alho francês;
— Um molho de espinafres em folha;
— Uma cebola;
— Dois dentes de alho;
— Três tomates muito maduros;
— Placas de massa integral para lasanha;
— Duas embalagens de natas de soja light;
— Três colheres de sopa de azeite;
— Sal e pimenta a gosto.

Como se faz

Corte a cebola às rodelas e pique os alhos. Corte o alho francês às rodelas e reserve. Numa panela, coloque o azeite, a cebola e o alho. Deixe refogar por uns minutos e adicione o alho francês. Passados cinco minutos adicione a carne picada e mexa bem.

Retire a pele dos tomates e corte-os aos pedaços. Junte à carne. Confecione por 15 a 20 minutos. Acrescente os espinafres e mexa bem. Num pirex, coloque as placas de massa integral e por cima a carne picada. Repita este processo em camadas até terminar a massa e a carne.

Verta as natas de soja light por cima do preparado e leve ao forno, pré-aquecido a 180.ºC, durante 15 minutos. Sirva com salada ou legumes.

Entretanto, relembre a história da famosa lasanha do Lidl e carregue na galeria para conhecer oito refeições principais (e com poucas calorias) que pode fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT