Alimentação Saudável

A carne de porco à alentejana com muito menos gordura e calorias (mas o mesmo sabor)

Os pratos tradicionais nem sempre são os mais amigos da dieta, mas se fizer algumas alterações não tem de deixar de os comer.
A NiT preparou cinco opções.

Carne de porco à alentejana, feijoada de choco, bacalhau com natas, arroz de pato e sopa da pedra. O que têm estas receitas em comum? São pratos típicos da cozinha nacional, habituais nos almoços e jantares de muitas famílias portuguesas.

Infelizmente, também partilham outras características: estão carregadas de ingredientes pouco saudáveis, são super calóricas e pouco amigas de uma dieta equilibrada. A solução é introduzir algumas alterações às receitas originais, como as cinco alternativas que preparamos.

A primeira consiste numa carne de porco à alentejana. Conta a lenda que a criadora da receita terá escolhido a carne dos animais criados no Alentejo que era “mais macia” porque comiam bolotas. Nesta versão, as batatas fritas em óleo são substituídas pelas preparadas no forno. Contas feitas, tem menos 52 por cento de calorias do que a receita tradicional (apenas 501 por dose) e menos 18 gramas de gordura (menos 71 por cento). Ainda assim, é igualmente saborosa.

 Do que precisa:

— 800 gramas de lombo de porco (carne gorda na receita original)
— 400 gramas de batatas (800 gramas na receita original)
— 400 gramas de amêijoas
— 60 gramas de picles
— 12 gramas de alho
— 150 mililitros de vinho branco (300 mililitros na receita original)
— 30 mililitros de azeite (50 mililitros na receita original)
— 26 gramas de massa de pimentão
— azeitonas pretas q.b.
— coentros picados q.b.
— flor de sal q.b.
— pimenta q.b.

Como se faz:

Comece por cortar a carne em cubos e tempere-a com os dentes de alho picados, o vinho branco, a massa de pimentão, o sal e a pimenta. Deixe marinar cerca de 20 minutos e depois separe a carne do caldo e reserve-o. De seguida, descasque as batatas e corte-as da forma que preferir, tempere com um fio de azeite e sal e coloque no forno a 250 graus, durante 15 minutos.

Depois aqueça o azeite num tacho, adicione a carne e salteie. Junte as amêijoas, e o caldo previamente reservado e deixe cozinhar até a carne ficar dourada, mas com molho. No final, junte as batatas, os picles e as azeitonas pretas, envolva bem, e se quiser pode decorar com coentros picados.

Carregue na galeria e conheça mais quatro versões saudáveis de pratos tipicamente portugueses.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT