Alimentação Saudável

A castanha é o fruto seco obrigatório na dieta (até para quem quer emagrecer)

É um dos que tem menos quantidade de gordura e calorias. A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida explica tudo.

Desta é que não estava à espera, não é?

Conselho de amigo: da próxima vez que passar por um vendedor de castanhas, não o ignore. É que este fruto seco é tudo menos um inimigo. Aliás, pode ser um bom complemento na alimentação de qualquer pessoa —até na de quem quer emagrecer.

100 gramas de castanhas equivalem a 220 calorias, 45,5 gramas de hidratos de carbono e 1,3 de gordura.

A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida revela à NiT que se trata mesmo de “um dos frutos secos com menor quantidade de gordura e calorias”. Sendo um alimento saciante, pode consumi-lo sem medos e tirar realmente proveito dos seus benefícios, que não ficam por aqui.

A castanha é também uma ótima fonte de vitaminas A, B, C e E, potássio, ferro e fósforo. E a lista continua, de acordo com a especialista: são pobres em sódio, podendo ser consumidas por pessoas com hipertensão ou que têm muita tendência para retenção se líquidos.

Mais três razões para comer castanhas todos os dias

1. Diminui o risco de depressão: como é bastante rico em minerais, este fruto seco ajuda a fortalecer o cérebro e a melhorar todas as funções intelectuais.

2. É uma arma para quem sofre de stress: parece que a elevada quantidade de fósforo e vitamina B presente na composição nutricional da castanha ajuda a manter a saúde do sistema nervoso.

3. Deixa-o mais feliz: sabia que o aminoácido triptofano presente neste fruto seco promove a produção de serotonina, a chamada hormona da felicidade? Portanto, melhora o humor e a sensação de bem-estar.

Quantas castanhas se deve comer por dia?

“Apesar serem saudáveis e, dentro dos frutos secos, as que contêm menos gordura e calorias, não devemos abusar no seu consumo. Se fizer um lanche de 12 castanhas, deverá evitar consumir mais alimentos nessa refeição. Mas a verdade é que o ideal será mesmo não ultrapassar as seis por dia. E, claro, integrá-las num regime alimentar equilibrado”, sugere à NiT a também autora do blogue “Loveat“.

Pode comprá-las frescas ou congeladas, uma vez que as suas propriedades nutricionais quase não se alteram. Mas as melhores formas de as consumir são assadas ou cozidas.

Cozida é uma das melhores formas de consumir a castanha.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT