Alimentação Saudável

A coentrada de chocos — saudável — para quem precisa de acelerar o metabolismo

Esta receita tipicamente portuguesa prepara-se em menos de 10 minutos e tem ainda a vantagem de ser muito saudável.
Recupera o verão.

Normalmente, ao fim de semana temos mais tempo e disposição para cozinhar pratos mais elaborados. Porém, nem sempre é assim, sobretudo quando está bom tempo. Tudo que nos apetece é sair de casa e passar o mínimo tempo possível entre tachos e panelas. Por isso, receitas práticas e saudáveis nunca são de mais. A nutricionista Lillian Barros lançou uma nova receita que ainda cheira a verão e é fácil de preparar. Uma coentrada de chocos.

Estes cefalópodes são um dos grandes protagonistas da gastronomia setubalense. Muitos deslocam-se à cidade banhada pelo Sado apenas para provar esta maravilha, mas poucos conhecem os seus benefícios para a saúde.

O choco contribui para manutenção de dentes e ossos saudáveis devido ao seu teor em cálcio e fósforo e ajuda a combater a anemia e a fadiga por ser uma fonte de ferro e vitamina B12. E os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) presentes nesta proteína do mar participam em processos celulares relacionados com o metabolismo energético, atuam na contração, reparação e desenvolvimento da massa muscular. Agora que já conhece os benefícios dos chocos para a saúde, têm ainda mais motivos para replicar esta receita.

Do que precisa

— 1 quilo de choquinhos sem tinta
—3 colheres de sopa de azeite virgem extra
— 4 dentes de alho
— pimenta preta q.b.
— 1 molho de coentros
— sumo de 1 limão

Como se faz

Coloque um fio de azeite e os alhos esmagados (sem pele) numa panela larga. Quando o azeite estiver quente, junte os choquinhos e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 30 minutos. Depois de evaporada a maior parte da água dos chocos pode desligar o fogão e adicionar a pimenta preta a gosto, o sumo de limão e os coentros picados. Tape e reserve durante cerca de 5 minutos. Sirva com o seu acompanhamento favorito (se está em processo de perda de pesa, opte por legumes, salada ou hidratos de carbono de absorção lenta).

Carregue na galeria para conhecer algumas receitas com chocos, incluindo o famoso choco frito de Setúbal — mas numa versão saudável.

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