Alimentação Saudável

A deliciosa e económica salada de grão e bacalhau para aproveitar as sobras das festas

Pode pegar nos restos das refeições que tem no frigorífico e aquecê-los no micro-ondas. Porém, pode reaproveitá-las de uma forma menos aborrecida.

Acontece o mesmo todos os anos. Depois dos jantares e almoços de Natal e Ano Novo, as sobras de bacalhau — e não só — costumam chegar para preparar (várias) refeições nos dias seguintes. Um excesso que costuma levantar um dilema comum a muitas casas portuguesas: como evitar o desperdício de alimentos sem repetir os mesmos pratos dias a fio. O truque é criar novas receitas com as sobras que tem no frigorífico.

E depois de tantos enchidos, queijos e doces, janeiro é também o mês ideal para fazer um detox dos exageros alimentares da época festiva. A sugestão de Joana Roque é utilizar alguns dos ingredientes mais consumidos dos últimos dias para uma salada que tem tanto de leve, como de tradicional.

Formada em Turismo, a autora de 43 anos dedica-se em exclusivo ao blogue “A Economia Cá de Casa”, onde partilha dicas para o dia a dia desde 2011. Já tem oito livros publicados e o próximo, “Cozinhar com sobras” será lançado esta quinta-feira, 5 de janeiro, e tem mais de 80 ideias para economizar e ser mais sustentável na hora de cozinhar.

Numa altura em que a necessidade de poupar se alia à urgência de pensarmos na delapidação acelerada dos recursos necessários à produção dos alimentos, as receitas que dão uma nova vida às sobras que todos frigorífico são as maiores aliadas da carteira.

Esta salada de grão de bico com bacalhau é um desses exemplos e prepara-se em apenas cinco minutos.

Do que precisa

— 500 gramas de grão-de-bico cozido e escorrido
— 250 gramas de sobras de bacalhau, limpo de peles e espinhas
— 1 cebola grande
— 2 dentes de alho
— 4 tomates-chucha
— 1 folha de louro
— sal e pimenta q.b.
— salsa picada q.b.
— azeite q.b.
— vinagre q.b.

Como se faz

Corte a cebola em meias-luas e pique os dentes de alho. Leve-os a alourar num tacho com um pouco de azeite, juntamente com a folha de louro, e assim que começarem a ficar dourados junte o bacalhau. Envolva-o bem na cebolada e tempere com um pouco de pimenta. Escorra bem o grão-de-bico cozido e coloque-o numa travessa. Corte o tomate em cubinhos e junte-o ao grão, assim como a mistura de bacalhau.

Para temperar, combine três colheres de sopa de azeite com uma colher de sopa de vinagre e envolva esta mistura com os ingredientes já na travessa. Polvilhe-a com salsa picada e sirva.

Carregue na galeria para descobrir mais 11 receitas que pode preparar com as sobras que costuma simplesmente aquecer no micro-ondas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT