Alimentação Saudável

A deliciosa tarte de mousse de chocolate low carb a que ninguém consegue resistir

O truque para comer sobremesas com esta iguaria é optar por versões saudáveis feitas com ingredientes pouco calóricos.
Que bom aspeto.

O chocolate é uma daquelas iguarias a que poucos conseguem resistir. Seja em barra, numa sobremesa, num bolo ou combinado com caramelo ou pimenta rosa —, é um dos ingredientes favoritos dos mais (e até dos menos) gulosos. O problema é que não deve ser consumido com frequência.

O truque para comer sobremesas com chocolate é optar por versões saudáveis. Muitas delas não contêm qualquer produto de origem animal e são deliciosas. É o caso da sugestão da tarte de mousse de chocolate fit da Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”.

E a melhor parte é que é low carb, ou seja, baixa em hidratos de carbono. Não leva farinha de trigo e o cacau utilizado, como refere a entusiasta da comida saudável, tem ser superior a 70 por cento. Desta forma é possível controlar as calorias e as quantidade de açúcar ingeridas por cada porção.

Do que precisa

Base
— 120 gramas de flocos de aveia
— 50 gramas de farinha de amêndoa (ou usar um pouco mais de coco ralado)
— 50 gramas de coco ralado (ou usar um pouco mais de farinha de amêndoa)
— 3 colheres de sopa de xarope de tâmaras (ou agave ou mel)
— 2 colheres de sopa de óleo de coco (ou qualquer manteiga)

Recheio
— 200 gramas de iogurte grego natural
— 1 gramas sopa de eritritol (ou adoçar o iogurte a gosto)
— 200 gramas de chocolate preto (obrigatório ter 70 por cento cacau)
— 150 gramas de mirtilos

Como se faz

Base
O primeiro passo é untar uma forma de fundo amovível de 20 centímetros de diâmetro. Depois coloque o forno aquecer a 180º. Entretanto, ponha os flocos de aveia no processador de alimentos e triture-os até ficarem em farinha. Adicione os restantes ingredientes e volte a triturar até formar um crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar (se estiver muito seco adicionar meia ou uma colher de sopa de água). Passar para a forma e pressionar o crumble contra o fundo e lados, para formar a base. Levar ao forno 6 a 8 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Cobertura
Retire o iogurte do frigorífico para que esteja a temperatura ambiente no momento de usar. Derreta o chocolate em banho-maria. Deixe arrefecer ligeiramente. Adoce o iogurte a gosto e misture-o no chocolate mexendo sempre, de forma vigorosa, com um batedor de varas manual, até ficar cremoso. Coloque a mistura de imediato na base e alise. Leve ao frigorífico 2 horas para que o creme solidifique. Decore com os mirtilos.

Se é fã de sobremesas deliciosas e saudáveis, carregue na galeria para descobrir outras sete que se prepararam em menos de dez minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT