Alimentação Saudável

A deliciosa tarte para todos os apaixonados por figos (frescos ou secos)

O sabor doce e exótico conquista muitas pessoas, porém o figo é mais do que isso. Tem inúmeros benefícios para a saúde.
Os amantes de figos vão amar.

As tartes de fruta acabadas de sair do forno são um dos doces que facilmente nos transportam para as antigas cozinhas das avós que gostavam da arte da doçaria. Porém, o grande problema de replicar essas receitas é que a maioria das versões estão carregadas de açúcar. Esta receita da Sandra Nereu vem mesmo a calhar, porque além de deliciosa, é fit e feita com um dos frutos da época amado por muitos portugueses.

Árvore originária da Ásia, a figueira dá-se muito bem na região mediterrânea, inclusive em Portugal, o que ajuda a explicar a paixão do povo português pelo seu pequeno fruto. O sabor doce e exótico conquista muitas pessoas, porém o figo é mais do que isso. É muito interessante do ponto de vista nutricional: é uma excelente fonte de fibra solúvel, rico em vitaminas C, A, B1 e B2; e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. Constituído em grande parte por água, é também um ótimo aliado na manutenção da saúde da pele, do estômago e dos intestinos.

A receita desta tarte não é das mais fáceis de preparar, porém, o sabor dos figos adocicados com mel vai conquistar qualquer um.

Do que precisa

Base
— 180 gramas de farinha de espelta
— meia colher de chá de fermento
— uma pitada de sal
— 1 ovo
— 3 colheres de sopa de azeite
— 3 colheres de sopa de mel de flores

Recheio
—  250 gramas de ricotta ou requeijão
— 100 gramas de iogurte natural
— 3 ovos
— 1 colher de sopa de amido de milho (Maizena)
— 5 colheres de sopa de mel de flores
— 150 gramas de compota de figos
— figos frescos ( ou secos) e amêndoas laminadas q.b.

Como se faz

Antes de começar a preparar a base, o primeiro passo é aquecer o forno a 180 graus. Depois unte uma forma de fundo amovível com 22 centímetros de diâmetro. Coloque os ingredientes no processador de alimentos e triture até formar uma bola de massa maleável (se estiver num crumble adicionar meia colher de sopa de água).

Depois estique a massa com o rolo formando um círculo largo e coloque-a na forma, ajustando aos lados. Pique a superfície com um garfo e leve-a ao forno 8 minutos tapada com folha de alumínio para evitar queimar as bordas.

O próximo passo é fazer o recheio. Num processador de alimentos ou num copo alto com a varinha mágica, coloque todos os ingredientes à exceção da compota de figos, dos figos e das amêndoas. Triture até ficar homogéneo.

Espalhe a compota no fundo da base pré-cozinhada. Cuidadosamente, verta o recheio por cima e leve ao forno tapado com folha de alumínio durante 30 minutos. Retire e finalize com os figos frescos picados e com as amêndoas laminadas. Leve ao forno novamente durante mais 10 minutos, destapada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT