Alimentação Saudável

A dieta intensa e controversa que ajudou Adele a perder 45 quilos

A antiga personal trainer da cantora britânica, Camila Goodis, revelou vários detalhes — e nem toda a gente gostou.
O antes e depois.

Todas as fotografias recentes de Adele têm sido alvo de notícia. As mais polémicas mostram a cantora na praia, onde surge visivelmente mais magra, especialmente nas pernas e no rosto. No dia 16 de janeiro, a antiga PT da estrela de 31 anos esteve no programa “Lorraine”, que passa todas as manhãs, de segunda a quinta-feira, na televisão britânica, e revelou os principais métodos usados no processo de emagrecimento.

A especialista, agora conhecida como a “feiticeira brasileira dos corpos”, disse que as mudanças corporais se deveram, sobretudo, à redução significativa da ingestão diária de calorias, inicialmente cortada para metade da dose recomendada para um adulto saudável (duas mil).

“É uma boa dieta para perder peso. A primeira semana é intensa, com sumos verdes, e apenas mil calorias. As pessoas dizem que ela está muito magra, mas ela está linda e saudável”, disse, citada pelo jornal britânico “Mirror”.

No entanto, garante que não há segredos e que, na verdade, não a ajudou em nenhuma dieta. Como a NiT já tinha avançado, para perder 45 quilos, a cantora terá recorrido à popular dieta sirt — a mesma que Pippa Middleton, irmã de Kate, colocou em prática antes do casamento, em 2017.

Esta dieta, criada por Aidan Goggins e Glen Matten, baseia-se no consumo de determinados alimentos ricos em polifenóis, chamados sirts, que ativam o gene magro (sirtuína). 

A promessa é uma perda de três quilos em apenas sete dias. As tâmaras, o aipo, a rúcula, a couve, a salsa e o vinho tinto são alguns dos alimentos que podem ser incluídos nesta alimentação.

Como a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo revelou à NiT na altura, a dieta está dividida em duas fases, sendo que a primeira dura sete dias. Nos primeiros três dias devem ser ingeridos três batidos verdes e uma refeição completa sempre com alimentos Sirt. Nos restantes, deve optar por dois batidos e duas refeições completas. “O consumo energético não deve ultrapassar as 1000 calorias por dia nesta fase”, revela.

A segunda etapa é de manutenção e deve ingerir três refeições diárias ricas neste tipos de alimentos, juntamente com um batido verde. Neste caso, o consumo é de 1500 calorias por dia.

De acordo com os autores da dieta, estas fases podem ser repetidas sempre que for necessário. Depois, deve manter um estilo de vida saudável e equilibrado que também inclua os alimentos sirt, sendo ainda encorajado o consumo do tal batido verde por dia. Muito provavelmente, foi este o processo que Adele seguiu.

A PT e instrutora de Pilates brasileira conheceu-a através de Ayda Field, a mulher de Robbie Williams, e contou um momento engraçado sobre a primeira vez que esteve com a artista: “Treinei com a Ayda durante muito tempo e elas eram muito amigas. Quando ela chegou para treinar na casa do Robbie, eu não sabia quem era. Quando ela saiu, disse: ‘Nossa, é parecida com a Adele’.” A partir daí, a profissional ajudou-a também.

Ainda no mesmo programa, acrescentou: “Ela está incrível e mudou o seu estilo de vida. Acredito que agora ela goste mais de treinar, mas não tem segredo. 90 por cento dessa mudança deve-se à dieta. E ela está a fazer isso por conta própria e mantendo o peso.”

Contudo, o treino planeado por Camila Goodis também influenciou esta mudança. A especialista terá sugerido sessões de Pilates, três vezes por semana, para ajudar a cantora de 31 anos a alcançar a atual silhueta.

Pilates para emagrecer e tonificar? Sim, é um bom método. A instrutora de Pilates Susana Vie explicou à NiT que esta modalidade é tão precisa e estruturada que é possível trabalhar todas as partes do corpo em 45 minutos. Ao contrário de outros tipos de modalidades, aqui os músculos não são trabalhados isoladamente.

“Uma das características principais do Pilates, e que o torna eficaz na tonificação muscular, é o número de repetições de cada exercício aliado ao tempo de isometria, a técnica que prevê manter o corpo numa posição fixa por um determinado tempo.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT