Alimentação Saudável

A empada gigante e saudável de frango que vai querer fazer em casa

A autora do “My Casual Brunch” revela todos os ingredientes de que precisa para a massa e o recheio.
Que delícia.

Depois de uma queijada de laranja em ponto grande, Luísa Fortes da Cunha, autora da página “My Casual Brunch”, decidiu criar uma empada gigante. É uma versão que se pode tornar numa ótima alternativa para não desperdiçar os restos de frango e de alguns vegetais que tenha no frigorífico.

“Aproveitei restos de frango assado et voilá. Para quem não come frango pode substituir por grão de bico cozido e cogumelos”, sugere. 

Primeiro deve preparar a massa, para a qual vai precisar de cinco ingredientes, sendo que há mais um opcional. Já o recheio sugerido por Luísa contém sete ingredientes (também há um extra facultativo). Tome nota.

Do que precisa

Para a massa
— Uma chávena de chá de batata doce cozida e bem escorrida;
— Duas chávenas de chá de farinha de espelta;
— Uma pitada de sal;
— Uma colher de chá de fermento em pó;
— Uma colher de sopa de azeite;
— Uma colher de café de noz moscada (opcional).
Para o recheio
— Restos de frango assado
— Um alho francês pequeno;
— Um dente de alho picado;
— Três colheres de sopa de natas de soja ou queijo ricotta;
— Duas colheres de amido de milho;
— Sal e pimenta (q.b.);
— Uma colher de sopa de azeite ;
— Três colheres de queijo ralado mozarela (opcional).

Como se faz

Para a massa, coza a batata doce. Depois, escorra bem a água e deixe arrefecer (o melhor é fazer à noite para o dia seguinte). Junte a farinha, o sal, o fermento, o azeite e a noz moscada.  Amasse até obter uma massa que não pegue às mãos (pode ser que tenha de acrescentar mais um pouco de farinha). 

Coloque a massa em cima de um papel vegetal polvilhado previamente com um pouco de farinha. Divida a massa. Estenda uma das partes da massa com um rolo de forma que não fique grossa (quanto mais fina menos grossa fica). Pincele uma tarteira com azeite. Coloque a massa, pique e leve ao forno por dez minutos.

Para o recheio, numa frigideira coloque um pouco de azeite, deite o alho francês cortado e o alho picado. Deixe alourar um pouco. Junte o frango desfiado, o queijo ricotta ou as natas e o amido. Por fim, junte o queijo ralado. Deixe ficar cremoso. 

Coloque este recheio na tarteira com a massa acabada de sair do forno. Estique com o rolo a outra parte da massa de forma a não ficar grossa. Tape o recheio, pique a massa e pincele com gema de ovo misturada com uma colher de sopa de água. Vai ao forno, pré aquecido durante 25 minutos, a 180 graus.

Agora, carregue na galeria para descobrir 15 receitas de quiches saudáveis (e deliciosas) para também experimentar em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT