Alimentação Saudável

A história do famoso iogurte que Marcelo bebeu antes de desmaiar

O Presidente da República não gosta de almoçar, prefere tomar um suplemento líquido. Isso nem sempre é recomendável.
Um brinde ao Presidente dos afetos.

Marcelo Rebelo de Sousa desmaiou durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Costa da Caparica, na tarde desta quarta-feira, 5 de julho. O Presidente da República foi encaminhado de imediato para o Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, para fazer exames. No final da tarde, quando teve alta, disse aos jornalista que o motivo do desmaio estava relacionado com o “moscatel quente” e o Fortimel, que tomou para substituir o almoço, algumas horas antes.

Segundo Marcelo, apesar de a cerimónia ter corrido “bem”, foi-lhe proposto um brinde com um “moscatel quente”. O Presidente suspeita que este tenha “interagido com a digestão, que estava por ser feita, do Fortimel” que tinha tomado à hora de almoço.

“Comecei a sentir logo a seguir”, explica. E acrescentou que os sintomas foram semelhantes aos que tinha tido em Braga, em 2018. “Uma quebra de tensão repentina, o chamado fenómeno vagal”.

O Fortimel podia já ser conhecido como “a bebida de Marcelo”. Foi nos jardins do Palácio de Belém, em Lisboa, durante uma entrevista na SIC sobre o novo mandato, em 2021, que a bebida surgiu, pela primeira vez. Como explicou na altura, quando tem pouco tempo para comer, aproveita e toma aquilo que se assemelha a um iogurte. “O Fortimel substitui uma refeição”.

Agora, depois de mais este episódio que foi notícia ao longo de todo o dia, muita gente volta a questionar o que é, afinal, o Fortimel. A NiT explica-lhe: é um suplemento nutricional rico em proteínas e hidratos de carbono, normalmente indicado para satisfazer as necessidades nutricionais de quem não as consegue alcançar com a alimentação habitual.

O Fortimel é, ou não, uma boa opção?

“É uma boa opção, sobretudo para quem tem dificuldade em engolir alimentos e que, no caso específico do Presidente, acaba por ser uma opção para os dias que não tem tempo para parar e fazer uma refeição completa”, diz a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat”.

Porém, a especialista refere que o suplemento, como o próprio nome indica, serve para complementar e adequar a carência. “Neste caso em particular, o Fortimel é um produto dietético para fins medicinais específicos e deve ser utilizado sob supervisão médica, além da dieta normal. Sendo que não é adequado para crianças com menos de três anos.”

Mafalda Rodrigues de Almeida destaca que, embora estes tipos de produtos sejam ricos nos principais macronutrientes, têm, por exemplo, défice de fibras que são muito importantes para o bom funcionamento do nosso intestino.

“As vitaminas e os minerais também devem estar presentes diariamente na nossa alimentação e em quantidades adequadas. A ingestão correta destes micronutrientes traz inúmeros benefícios ao nosso organismo, tornando-o mais resistente. Em contrapartida, a ingestão inadequada pode potencialmente levar à carência nutricional e consequentemente ao desenvolvimento de doenças”.

No entanto, “não devemos transformar a exceção numa regra e por isso, é recomendado dar prioridade ao consumo de alimentos reais e não aos substitutos de refeição”.

O suplemento oral da Nutricia está à venda em vários sabores, como baunilha, morango, chocolate e pêssego/manga. O preço varia entre os 9€ e 13€ (packs de quatro unidades).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT