Alimentação Saudável

A jovem que faz sucesso no TikTok com receitas saudáveis lançou três ebooks

Estão disponíveis online dois deles, um com 28 sugestões divididas por secções e o mais recente com 30 saladas práticas.
A jovem já soma 96 mil seguidores no Tik Tok.

Inês Nunes Gonçalves, de 28 anos, faz sucesso no TikTok e na sua página de Instagram através da partilha de receitas saudáveis, práticas e rápidas. Em março deste ano, a jovem já tinha mais de 70 mil seguidores, mas neste momento está quase a chegar os 100 mil. Com o grande alcance dos seus conteúdos, criatividade e vontade de fazer mais, Inês não se quis ficar pelas publicações nas redes sociais. Já criou três ebooks com as suas receitas e o mais recente foi lançado em junho. O melhor de tudo é que é gratuito e pode descarregá-lo para consultá-lo quando quiser.

A jovem trabalha na área do marketing digital, sendo que a culinária representa um hobby pelo qual tem um grande carinho. O conteúdo que publica nas suas redes sociais acaba por refletir a sua própria rotina alimentar. “Gosto de fazer a minha comida de forma rápida e com poucos ingredientes e transmitir às pessoas que qualquer uma delas pode fazer uma das minhas receitas com ingredientes que encontramos no supermercado”, explica à NiT.

Para manter a consistência da sua presença nas redes sociais e, sabendo o poder de um perfil ativo tendo em conta a sua área profissional, Inês publica todos os dias um vídeo no TikTok de uma receita diferente e inovadora. “Por vezes temos uma alimentação muito monótona e ao fazer as publicações acabo por variar muito mais a minha alimentação”, confessa a jovem.

Para manter a consistência da sua presença nas redes sociais e, sabendo o poder de um perfil ativo tendo em conta a sua área profissional, Inês publica todos os dias um vídeo no TikTok de uma receita diferente e inovadora. “Por vezes temos uma alimentação muito monótona e ao fazer as publicações acabo por variar muito mais a minha alimentação”, confessa a jovem.

No entanto, nem sempre é fácil ter novas ideias para as suas criações. Por isso, inspira-se muito no trabalho de outros criadores. Navega muito no TikTok para perceber quais são as tendências, o que as pessoas mais gostam e também consulta o Pinterest no sentido de procurar coisas mais apelativas. Outras vezes surgem-lhe ideias. “Sempre inventei muito na tentativa de fazer as minhas comidas favoritas numa versão mais saudável e com menos calorias”, conta.

Desta forma, vai testando alguns ingredientes em determinadas receitas para ver se resultam. Nem sempre corre bem, como a qualquer pessoa que cozinha. “Já aconteceu estar a filmar e a receita corre-me mal porque a comida agarra à panela e fica impossível de partilhar, mas há outras vezes que até partilho para mostrar às pessoas que isto pode acontecer a qualquer um”, refere. O crescimento nas suas redes sociais também passa pelo feedback que vai recebendo dos seguidores. A jovem afirma que as pessoas gostam do conteúdo porque se tratam de receitas mais simples e saudáveis, que qualquer um pode fazer.

Ebook

Ao todo Inês já lançou três ebooks. No ano passado, durante a Black Friday, lançou o primeiro de 57 receitas saudáveis, que deixou online até ao início de 2022. Em abril, como forma de assinalar os seus 28 anos, decidiu lançar o segundo, com 28 receitas divididas entre as secções de pequeno-almoço, almoço, snacks e sobremesa. Este ebook ainda continua disponível para descarregar.

Em junho deste ano impôs o desafio de, todos os dias, preparar uma salada diferente na mesma lógica de todas as suas receitas: simples, saudáveis e com poucos ingredientes. No final, como tinha todos os ingredientes e passos apontados, decidiu lançar o terceiro ebook: “30 receitas de saladas fáceis, rápidas e deliciosas”.

“Lancei o ebook nesta altura para jogar com o início do verão porque começa a ficar mais calor, apetece-nos coisas mais frescas e as saladas têm a particularidade de serem todas completamente diferentes”, explica. As propostas da jovem são todas apelativas, desde salada de atum e quinoa, salada de beterraba e iogurte, salada de nectarina e presunto e até salada de cheeseburger.

No entanto, a jovem destaca duas delas. A primeira é a de camarão e abacate e a segunda é a salada mexicana, uma das suas favoritas, que leva feijão preto, milho, pimento e tomate e abacate. A jovem pretende lançar um livro físico, até porque muitas pessoas gostam dessa versão, mas primeiro optou pelos ebooks porque este formato permite uma consulta mais organizada.

“É diferente estar a ver a receita num vídeo enquanto faz a comida do que poder ver com mais calma num PDF em que a pessoa até pode imprimir”, explica. Inês está a pensar fazer uma próxima publicação mais completa, talvez até com 100 receitas, mas ainda é um projeto para o futuro. Até lá pode consultar os dois ebooks da jovem que estão disponíveis online gratuitamente. Basta aceder ao link e colocar o seu email.

A jovem nasceu e cresceu em Canha, uma pequena vila perto do Montijo. Há cerca de oito anos, mudou-se para a cidade do Sado com o namorado e foi aqui que os seus dotes culinários começaram a evoluir. Depois da licenciatura em Estudos Gerais, na Faculdade de Letras de Lisboa, terminou recentemente o mestrado em Gestão de Novos Media.

Já produz conteúdo para as redes sociais há algum tempo, mas ainda não tinha conseguido encontrar o seu nicho até publicar estas receitas no TikTok. Foi em fevereiro do ano passado que a jovem partilhou a sua primeira receita na rede social, ainda sem saber que ia salvar a vida de todas aquelas pessoas que têm pouca paciência para cozinhar.

“Sempre gostei muito de cozinhar e tento fazer uma comida mais saudável, com menos calorias e rápida, porque também não tenho assim tanto tempo. Acabo por ter muita experiência e decidi começar a partilhar algumas receitas”, conta.

Tudo começou com um desafio de 30 dias de receitas fáceis, fit e deliciosas. A primeira que partilhou foram panquecas low carb, feitas com apenas dois ingredientes: ovos e iogurte Kvarg ou queijo quark. Os likes, os comentários e os seguidores foram aumentando a cada dia e, neste momento, já conta com uma comunidade de mais de 70 mil seguidores no TikTok.

“O primeiro vídeo que fiz foram umas panquecas e tive umas 30 mil visualizações e muitos comentários. Basicamente já sabia que se me focasse num nicho, numa linha só e não fizesse vídeos aleatórios, ia conseguir crescer”, explica a criadora de conteúdos. Nesta fase tenta colocar um vídeo por dia e há receitas para todos os gostos, até mesmo para quem é vegetariano ou vegan.  Pode conhecer as receitas da jovem através da sua página do Instagram e do TikTok, bem como do seu canal do YouTube.

Entretanto, carregue na galeria para ver algumas das saladas que estão no mais recente ebook de Inês Nunes Gonçalves.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT