« A lasanha vegetariana (e saudável) que pode comer sem culpa

Tortilha de batata doce

Do que precisa (para quatro doses)

— Duas batatas doces;
— Um lombo de bacalhau pronto a cozinhar;
— Seis ovos;
— Duas cebolas roxas;
— Três colheres de sopa de azeite virgem extra;
— Temperos (pimenta preta e ervas frescas),

Como se faz

Comece por cozer o lombo de bacalhau em água a ferver durante cerca de sete a oito minutos. Deixe arrefecer e desfie para um recipiente à parte. Reserve. Atenção: este passo é opcional. Para uma tortilha sem bacalhau, basta apenas seguir os passos seguintes, omitindo esta etapa e ingrediente.

Bata os ovos juntamente com o bacalhau desfiado. Tempere com um pouco de pimenta preta e ervas frescas a gosto. Depois, numa frigideira, aqueça o azeite e junte a cebola laminada. Deixe alourar até que fique mole e bem cozinhada. Deixe arrefecer e junte à mistura dos ovos.

Num recipiente para levar ao forno ou numa frigideira anti-aderente coloque por camadas as batatas cortadas em rodelas finas, intercaladas com o preparado de ovo, bacalhau e cebola.

Leve ao lume ou ao forno até cozinhar devidamente. Na frigideira utilize lume brando e tape para aproveitar o calor para o topo. Se possível, tente virar para ajudar a cozinhar dos dois lados. O forno deve estar pré-aquecido a 160 graus. Deixe durante dez a 15 minutos. Está pronto a servir ou a reservar para comer frio.

Esta receita é da nutricionista Lillian Barros, autora do blogue NiT "Santa Melancia".

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT