Comer uma fatia de pão acabado de sair do forno (ou da torradeira) barrado com manteiga é, para muitos, uma experiência gastronómica deliciosa e sem rival à altura. Porém, não é propriamente a mais saudável, sendo a gordura derivada do leite a principal culpada.
As manteigas comuns que encontramos à venda nos supermercados nem sempre são as melhores opções em termos nutricionais, mas existem cada vez mais alternativas — e igualmente saborosas. A mais recente chegou esta segunda-feira, 2 de janeiro, às prateleiras do Auchan e promete ser a próxima loucura do mundo da alimentação saudável.
A nova alternativa à manteiga tradicional é feita a partir de bebida de amêndoa fermentada, algas, azeite virgem extra e sem adição de sal. É 100 por cento plant based, vegan e apresenta um ligeiro sabor a mar. E as qualidades nutricionais não se ficam por aqui: é processada a menos de 30ºC para manter a estrutura das gorduras intactas.

Devido ao sabor das algas dispensa a utilização de sal, “o que torna esta alternativa mais saudável e única”, refere a Yogan Cream, a marca nacional que criou esta alternativa a que chamam “meenteiga”.
Tal como o laticínio que já conhecemos, é bastante versátil, dando para barrar e cozinhar pratos salgados e doces, incluindo bolos ou outras sobremesas que incluam este ingrediente. O produto contém (por cada 100 gramas) 703 calorias, 76,8 gramas de lípidos, 1,5 gramas de proteína, zero de sal, 1,5 gramas de hidratos de carbono e zero açúcares.
A embalagem tem e 120 gramas e custa 3,59€. Se preferir pode também encomendar no site da marca e recebê-la em casa.
Carregue na imagem para conhecer os benefícios das manteigas saudáveis que nunca deve ter ouvido falar e experimente as mais indicadas para si.