Alimentação Saudável

A marca portuguesa que criou os “primeiros churros saudáveis do mercado”

Fundada em 2021, a benefeat. acabou de lançar um produto inovador que está disponível em dois sabores.
Estão à venda desde dia 13 de junho.

A preocupação com a alimentação saudável está a tornar-se cada vez mais generalizada. Como resultado, surgem no mercado novas marcas e opções para satisfazer esta procura crescente. Uma das propostas mais recentes são os “primeiros churros saudáveis do mercado”, criados pela benefeat., e que chegaram às prateleiras dos supermercados a 13 de junho.

A insígnia portuguesa foi criada em 2021 por Francisco Fontes. Apesar de ter concluído uma licenciatura em economia e um mestrado em gestão, o jovem de 28 anos optou por se dedicar a este projeto. Inicialmente, trabalhou em parceria com um sócio, mas atualmente gere o negócio sozinho.

“Sempre fomos entusiastas da alimentação saudável e consumimos este tipo de produtos. À medida que nos interessávamos cada vez mais pelo assunto, fomos percebendo que havia espaço para mais variedade deste tipo de propostas, por isso decidimos criar a nossa própria marca”, começa por contar à NiT o fundador.

Ambos estavam numa fase da vida que lhes permitia arriscar e empreender, e foi isso que fizeram. Levaram cerca de quatro meses a preparar tudo e, na altura do lançamento, mesmo em contexto da pandemia, o objetivo era claro.

“Queríamos melhorar a relação das pessoas com os alimentos mais saudáveis, conscientizá-las e mostrar-lhes que ter bons hábitos não é difícil como muitos pensam, basta procurar e saber fazer escolhas acertadas. Para isso, queremos oferecer soluções que realmente as vão nutrir, sem deixarem de ser saborosas.”

Os primeiros snacks energéticos que criaram, a partir de produtos biológicos, sem aditivos nem açúcares adicionados, foram as barras energéticas. Analisaram o mercado e perceberam que as opções disponíveis no mercado eram principalmente de fabrico estrangeiro.

“Na altura já fazíamos as nossas próprias barras em casa, para consumo próprio. Portanto, achámos que fazia sentido começarmos por aí, adaptando o que já fazíamos para o mercado.” Estão disponíveis em três sabores — amendoim proteico, cacau e coco e banana —, sendo que todos são feitos com ingredientes de origem vegetal, não processados e sem cozedura.

A nova proposta da marca, “os primeiros churros saudáveis”, seguem a mesma linha. Não queriam afastar-se das propostas energéticas, mas, ao mesmo tempo, sabiam que algumas coisas que já estavam “batidas”, como as bolas proteicas.

A solução que encontraram combina diferentes texturas e sabores e apresenta um formato inovador. É retangular, tem um acabamento em ponta e, visto de cima, tem a forma de uma estrela quando já está trincado, tal como um churro normal.

Mesmo com a correria do dia a dia, o fundador considera que este snack pode ajudar a recuperar energia rapidamente, permitindo o regresso ao trabalho com vitalidade.

 “Queríamos manter a nossa identidade, por isso, o novo produto, confecionado no Porto, é igualmente biológico, vegan, não contém glúten, lactose, químicos, nem qualquer tipo de açúcares adicionados. Tentamos ser inclusivos ao máximo, para que todas as pessoas possam consumir as nossas propostas.”

Os churros saudáveis estão disponíveis em dois sabores: cacau com recheio de avelã e amêndoa com recheio de morango. Cada pacote de 30 gramas custa 1,79€. Relativamente ao perfil nutricional, cada embalagem conta com 111 calorias, ambos são proteicos (3,4 gramas) e têm um alto teor de fibra (6 gramas), não contendo aromas artificias.

A lista de ingredientes do primeiro sabor inclui pasta de tâmara, farinha de aveia (sem glúten), pasta de avelã, oligofrutose (20 por cento), fibra de tapioca e cacau em pó (4,8 por cento). No caso do segundo, é adicionada pasta de amêndoa e morango liofilizado em pó.

“Importa dizer que o churro não tem qualquer tipo de fritura, não é cozinhado. A massa crua é feita com ingredientes que não precisam ser processados. Aliás, foi com este propósito que nasceu o nosso nome —  benefeat., significa ‘os benefícios de comer’. Usamos os ingredientes como saem da terra, com a sua composição natural.”

A marca está à venda online e também nos supermercados Auchan, Minipreço, na Glovo Express, na Amazon e em várias mercearias biológicas e clubes desportivos espalhados pelo País.

“Existem produtos que proporcionam apenas um prazer momentâneo: os nossos não. Desde o primeiro dia que procuramos ter um equilíbrio entre a nutrição e saciedade. E, até agora, temos conseguido. O feedback tem sido ótimo e até ao final do ano, vamos ter dois novos lançamentos”, adianta Francisco Fontes.

Há dois sabores.

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