Alimentação Saudável

A pergunta de uma vida: sabia que comer abóbora faz com que pareça mais jovem?

Além disso, este é um legume poderoso nutricionalmente que vai ajudar na perda de peso. A NiT explica-lhe tudo.
As abóboras trazem muitos benefícios para a saúde.

Ao contrário de outros países, em Portugal não estamos habituados a consumir abóbora sem ser na sopa. A verdade é que este é um legume super apelativo do ponto de vista nutricional, com inúmeros benefícios para a nossa saúde. Além de ser saboroso, é muito versátil. Pode ser usado para sopas, purés, sobremesas ou bolos, compotas e doces.

A abóbora também é rica em vitamica C, vitamina A e betacaroteno, o pigmento que lhe dá a cor amarelada e que a torna num legume com uma potente ação antioxidante. E até ajuda a manter o bronzeado do verão. A lista continua, por isso leia tudo de uma vez: é bastante rica em fibras e tem apenas 40 calorias por cada 100 gramas.

“Pela sua riqueza de fibra solúvel e insolúvel, favorece ainda o bom funcionamento do intestino e favorece a saciedade”, explica a nutricionista Mariana Abecassis à NiT.

Assim sendo, pode ser usada por quem quer perder peso porque vai aumentar o tempo de sensação de saciedade, devido às fibras. E podemos usá-la como acompanhamentos das refeições principais ou até mesmo como substituto da batata nas sopas, porque tem poucas calorias. 

“É um alimento que ajuda não só no reforço do nosso sistema imunitário, mas também na proteção das nossas células e pele. Sendo um alimento que pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce”, explica a nutricionista.

Como é que posso congelar a abóbora?

As abóboras podem ser congeladas de duas maneiras: em pedaços crus ou puré. Para congelar uma abóbora crua em pedaços, descasque, retire as sementes com uma colher e corte a polpa em pedaços pequenos. Coloque os pedaços em sacos e tenha cuidado para não colocar muitas em cada saco. Isto vai evitar que as peças se colem umas às outras. Também pode congelar puré de abóbora em recipientes de plástico. Para descongelar basta aquecê-lo em banho maria. Depois pode temperá-lo como quiser e usar de base para sopas, recheios de massa ou até papas para bebés.

O que devo fazer com as sementes de abóbora?

Deitar fora? Nunca, porque são deliciosas. Retire as sementes da abóbora e lave-as bem. Seque-as com um pano. Coloque as sementes numa assadeira e certifique-se de que não se sobrepõem e deixe-as secar durante uma noite. No dia seguinte coloque no forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos. Até que fiquem douradas. Retire do frono e deixe arrefecer. Junte sal se desejar e coma-as como mais gostar: granolas, topping de iogurtes ou frutos secos.

“Apesar de a associarmos muitas vezes à sopa, a abóbora tem, na verdade, um inúmero uso na culinária”, acrescenta a nutricionista.

Por isso mesmo, a NiT preparou sete receitas deliciosas para fazer em casa com este legume, desde purés a sobremesas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT