Alimentação Saudável

A quiche de legumes proteica para comer nos próximos almoços (sem estragar a dieta)

Só precisa de alimentos básicos que tem sempre por casa. E é super prática para levar na marmita do escritório.
É uma refeição prática.

Uma fatia de quiche acompanhada de salada costuma ser aquela opção que vê no café da esquina e que parece uma bela alternativa para quando não temos muito tempo para almoçar. O problema é que, muitas vezes, esta alternativa de recurso é confundida com uma refeição saudável e pouco calórica. Mas não tem de ser assim. Quando sabemos que o tempo será escasso nessa semana, o melhor é mesmo optar por preparar algumas refeições práticas durante o fim de semana.

A nutricionista Mariana Abecassis tem uma sugestão super saborosa e amiga da dieta que vai alegrar as suas próximas refeições. Além de ser perfeita para qualquer altura do ano, é uma boa alternativa às receitas calóricas que estão normalmente disponíveis quando falamos deste prato.

Trata-se de uma espécie de quiche sem massa que pode comer sem ter medo de estragar a dieta. É rápida, prática e baixa em hidratos de carbono, o que é perfeito para quem está a seguir uma dieta low-carb.

Do que precisa

— 2 peitos de frango cozidos
— 4 ovos
— requeijão
— 3 dentes de alho
— 1 curgete
— 1 beringela
— 2 cenouras médias
— 1 pedaço de abóbora
— orégãos
— 1 fio de azeite
— Sal

Como se faz

Num tacho com água adicione os 2 peitos de frango, os dentes de alho descascados, uma pitada de sal e um fio de azeite. Deixe o frango cozer cerca de 25 minutos até o frango estar bem tenro. Quando cozido, deixe-o arrefecer e depois pode desfiá-lo.

Com o auxilio de um robô de cozinha, triture o frango durante uns minutos até que ganhe uma consistência de farinha. Depois junte os 4 ovos e um fio de azeite e triture mais um minuto até ficar com uma massa homogénea. Retire-a para uma tarteira e molde de forma a ficar uma base.

Leve a base ao forno, previamente aquecido cerca de 20 min a 210 graus.

Para o recheio:
Comece por lavar os legumes e depois corte-os e de forma a ficarem ripados. Depois coloque-os numa frigideira para o saltear. Quando estiverem prontos deixe-os arrefecer e junte o requeijão e os orégãos. Envolva toda a mistura.

Quando a base da tarte estiver levemente dourada adicione o recheio de legumes e leve ao forno mais 7 a 10 minutos. E no final mais 4 minutos na função de gratinar.

Se está sempre sem ideias para este tipo de refeições práticas e rápidas, carregue na galeria para tomar nota de mais 15 receitas de quiches saudáveis.

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