Alimentação Saudável

A quiche low carb para aproveitar os legumes esquecidos na gaveta do frigorífico

Esta receita que não tem nada que enganar: leva poucos ingredientes e pode ser servida a qualquer refeição.
Vai agradar a todos.

No meio da correria do dia a dia, poucos conseguem arranjar tempo para preparar refeições que demorem mais de 20 minutos. Isto significa que as receitas com poucos ingredientes e fáceis de preparar são as mais procuradas.

Leve e versátil, uma quiche é sempre uma boa aposta. Melhor ainda: pode ser feita com tudo o que tiver no frigorífico, sendo uma boa oportunidade para aproveitar o que foi sobrando ao longo da semana. Só precisa decidir se a prefere comer como entrada ou prato principal.

Rui Marques, do blogue “A pitada do Pai” sugere uma alternativa ainda mais prática e rápida de preparar que a quiche tradicional. E tem outra vantagem — não leva massa folhada, o que a torna uma opção low carb e o recheio é feito à base de legumes.

Do que precisa:

— 200 gramas de sobras de carne (frango, por exemplo)
— sobras de legumes (1 curgete, 1 alho-francês)
— 4 ovos
— 2 iogurtes gregos ou naturais
— 1 cebola
— 2 colheres de sopa de farinha trigo ou farinha de arroz
— 2 colheres de sopa polpa de tomate
— azeite
— orégãos
— sal
— tomate cherry (opcional)

Como se faz:

Comece por preparar os legumes, ralando a curgete e picando o alho-francês e a cebola. Junte-os a todos numa taça e depois adicione os ovos, o iogurte, a polpa de tomate e o azeite. Depois acrescente o frango desfiado e tempere com orégãos e sal.

A seguir, adicione a farinha e envolva tudo muito bem. Transfira o preparado para uma tarteira que possa ir ao forno, acrescente o tomate cherry, o queijo ralado e um fio de azeite (para gratinar bem). Por fim, leve ao forno cerca de vinte minutos a 180 graus.

Carregue na galeria e conheça mais quatro versões saudáveis de pratos tipicamente portugueses.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT